A Samsung vai lançar um tablet com Windows RT logo que o sistema operativo seja oficialmente apresentado, em outubro. A informação foi avançada à Bloomberg por "fontes com conhecimento" dos planos, que pediram para manter o anonimato se tratarem de dados ainda não oficialmente anunciados, escreve a agência.

De acordo com as referidas fontes, o tablet virá equipado com um chip Snapdragon, da Qualcomm - uma parceria que já vinha sendo adivinhada em rumores datados de dezembro.

Sobre as características a esperar do primeiro tablet Windows RT da Samsung não foram revelados mais detalhes, sendo antes realçado o facto de a fabricante ter decidido apostar também no lançamento de um equipamento com esta versão do novo Windows.

A variante do SO concebida pela Microsoft para dispositivos com processadores de arquitetura ARM - menos exigentes do ponto de vista energético e tradicionalmente encontrados em smartphones e tablets - não tem despertado o interesse de muitas fabricantes de hardware. Até à data, são mais conhecidos os casos daquelas que já anunciaram ter intenções de lançar tablets com o Windows 8 na sua versão "tradicional" (para processadores de arquitetura x86), que com o software otimizado para os chips fabricados pela Qualcomm, Texas Instruments ou NVidia.

A HP, considerada a maior fabricante mundial de computadores, foi uma das marcas que já fez saber que não tinha planos para apresentar dispositivos com Windows RT. Está a preparar o lançamento de um tablet com Windows 8, mas na versão compatível com computadores de secretária e portáteis.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes