Em antecipação à CES 2024, que decorrerá entre os dias 9 e 12 de janeiro em Las Vegas, a Samsung anunciou novas colaborações com o Hyundai Motor Group e a Tesla.

Em comunicado, a gigante sul-coreana explica que vai colaborar com o Hyundai Motor Group para desenvolver serviços “Home-to-Car” e “Car-to-Home”, concebidos para ligar casas inteligentes aos sistemas de infotainment integrados nos veículos e vice-versa, para que os utilizadores consigam controlá-los remotamente.

CES 2024 | Samsung e Hyundai
créditos: Samsung

A Samsung afirma que através da plataforma SmartThings será possível, por exemplo, ligar o carro, controlar o sistema de ar condicionado, abrir ou fechar janelas e verificar o estado de carregamento, tudo sem sair de casa.

A plataforma permitirá também aos utilizadores controlar equipamentos e eletrodomésticos inteligentes, assim como carregadores para veículos elétricos, a partir dos seus automóveis. A criação de rotinas através da plataforma é outro dos pontos em destaque.

A colaboração entre a Samsung e o Hyundai Motor Group prevê igualmente o desenvolvimento de um serviço integrado de gestão energética do lar. 

a integração de serviços com a Tesla, possibilitada graças às APIs da empresa de Elon Musk, vai permitir conectar a plataforma SmartThings Energy a produtos da tecnológica como as baterias Powerwall para a casa e as soluções de carregamento para veículos elétricos.

CES 2024 | Samsung e Tesla
créditos: Samsung

A plataforma SmartThings Energy apresentará informação acerca da produção, armazenamento e utilização de energia. A sincronização com a funcionalidade “Storm Watch” na app da Powerwall ajudará os consumidores a prepararem-se para disrupções energéticas.

No caso de fenómenos extremos, como furacões ou tempestades de neve, os utilizadores serão alertados e poderão ativar o modo AI Energia antes e durante as disrupções para prolongar o acesso à energia acumulada na Powerwall.

O serviço que junta a Samsung e a Tesla está em desenvolvimento e prevê-se que seja lançado durante o segundo trimestre de 2024.