Apresentada com o nome de código A1S, foi anunciada pela SAP uma nova linha de programas de gestão empresarial web-based destinado ao mercado das pequenas e médias empresas.



Segundo o analista da Ovum, David Mitchell, espera-se que este software venha satisfazer as necessidades dos clientes empresariais da empresa alemã com uma eficiência até hoje não conseguida, sendo possível que, nos próximos anos, se torne num dos produtos de maior relevância do portfólio da SAP.



A empresa alemã comunica que os programas foram testados por um grupo de cerca de 100 empresas e que pretende investir perto de 360 milhões de euros no A1S até ao final do próximo ano. A distribuição do software está prevista, numa primeira fase, para o primeiro trimestre de 2008 nos mercados dos Estados Unidos e Alemanha e, posteriormente no Reino Unido, França e China.

A solução será comercializada por 149 dólares mensais por utilizador – para pacotes que incluam no mínimo 25 lincenças – com os gastos em suporte, infra-estruturas e serviços a estarem incluídos no preço. Simultaneamente, os utilizadores pagarão mais 54 dólares por mês por cada grupo de cinco “efficiency users”.



Henning Kagermann, CEO da SAP AG, citado em comunicado, refere que o SAP Business ByDesign foi concebido para “simplificar os processos de TI nas empresas de pequena e média dimensão” que querem “combinar eficiência e flexibilidade empresaria”. O responsável garante ainda que a aplicação “reduzirá substancialmente os custos de propriedade da solução”.



Passados dois anos de investimento neste novo pacote informático, a empresa entra no mercado onde competidores de menor dimensão, como a Salesforce.com e a NetSuite já actuavam.



Com este lançamento, a SAP torna-se a primeira grande empresa de programação a apostar no software como serviço. Até aqui, tanto a empresa alemã como a Oracle ou a Microsoft focavam apenas as suas atenções para o desenvolvimento de programas destinados a computadores pessoais com programas alojados em servidores Web.




Notícias Relacionadas:

2006-10-12 - Soluções de gestão SAP escolhidas por 900 empresas da EMEA