A versão definitiva do Sapo Messenger com funcionalidades de Voz sobre IP foi disponibilizada hoje, concretizando o serviço anunciado há pouco mais de um mês. A versão beta, agora substituída, foi lançada em Julho e a partir de hoje todos os utilizadores do serviço são submetidos a processos de actualização automática.



A introdução das funcionalidades de Voz sobre IP na aplicação de Instant Messaging do portal Sapo é o primeiro passo do Grupo Portugal Telecom na introdução de serviços de Voz sobre IP. Recorde-se que as empresas de telecomunicações estão a realizar experiências nesta área apesar dos estudos que apontam para uma canibalização do tráfego das redes tradicionais de voz fixa e móvel.



A versão beta da aplicação foi testada desde Junho por utilizadores que assim puderam fazer chamadas de voz e vídeo gratuitas, ligando-se a contactos que também já possuíam a nova versão do Messenger. Para troca de mensagens de texto o Sapo Messenger é também compatível com outras aplicações de IM como o MSN, ICQ e Jabber. O Sapo pretende ainda promover a compatibilidade com o recém lançado serviço Google Talk.




Note-se que o Sapo Messenger permite apenas chamadas de voz e de vídeo entre PCs, não avançando ainda nas ligações para números de rede fixa e móvel, uma área onde a IOL já aposta com o IOL Talki, anunciado também em Julho.



Em comunicado a PT realça ainda que o Sapo Messenger aposta nos conteúdos portugueses como forma de distinção das outras aplicações de IM do mercado, sendo esses conteúdos reforçados na versão 4.0.




De acordo com informação da Portugal Telecom, o Sapo Messenger conta com mais de 225 mil utilizadores registados cujas aplicações serão a partir de hoje actualizadas automaticamente.

Notícias Relacionadas:

2005-08-24 - SAPO quer ligação entre Messenger e Google Talk

2005-08-24 - Google estende tentáculos com serviços de Instant Messaging e VoIP

2005-07-13 - Media Capital permite chamadas para todas as redes com serviço de Voz sobre IP

2005-07-07 - PT sustenta primeiro serviço de VoIP no SAPO Messenger