O SAS vai abraçar as ideologias "verdes" através da solução SAS for Sustainability Management, apresentada no mês passado em Londres. Esta é a primeira plataforma de apoio à decisão que permite ajudar as empresas a definir, gerir e medir as suas iniciativas com impacto ambiental.



O software permite que as empresas cruzem algumas informações, nomeadamente a relação entre a emissão de gases poluentes, as práticas utilizadas e a utilização de recursos naturais e o cumprimento das normas em vigor neste sector.



Estes dados são depois submetidas a uma hierarquização e métricas pré-definidas que devolvem o impacto da organização no meio ambiente e permitem simular e prever os efeitos de cenários alternativos a implementar.



De acordo com a empresa, a solução utiliza a Estrutura de Relatórios de Sustentabilidade definida pela Global Reporting Initiative e tem em vista "o modelo de tripla avaliação, segundo o qual o desempenho global de uma empresa deverá ser avaliado em função do seu contributo para a prosperidade económica, a qualidade ambiental e o capital social", explica o SAS.



A Cisco é uma das empresas que já se aliou a esta plataforma, no âmbito do seu programa interno de sustentabilidade. Com o recurso à SAS for Sustainability Management, a empresa pretende melhorar o seu desempenho e melhorar as suas práticas verdes ao observar e simular o seu próprio impacto a nível de emissões de dióxido de carbono, redução de desperdícios e emissões de gases que geram o efeito de estufa, entre outros.



Notícias Relacionadas:

2008-04-14 - SAS Portugal fixa volume de negócios nos 10,499 milhões de euros