A primeira imagem do planeta Terra captada por aquele que é o mais moderno satélite meteorológico europeu foi esta terça-feira enviada com sucesso, cerca de um mês após o lançamento do dispositivo.

A imagem, captada a cerca de 36.000 Km de altitude, "demonstra que o satélite está a funcionar bem", nota a Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (Eumetsat), proprietária do equipamento, num comunicado publicado online.

O MSG-3 é o terceiro da série Meteosat de segunda geração e foi lançado a 5 de julho, do centro espacial de Kourou, na Guiana Francesa. O satélite geoestacionário, cuja velocidade coincide com a da rotação da Terra, está agora no bom caminho para assumir as suas funções operacionais, afirma a Eumetsat.

O dispositivo é o terceiro de quatro satélites, que começaram a ser introduzidos em 2002, com o objetivo de estudar as condições meteorológicas do planeta e recolher registos. O último satélite (MSG-4) tem lançamento agendado para 2015. O objetivo é aumentar a qualidade das previsões, em especial para as tempestades de rápido desenvolvimento.

"A primeira imagem [recolhida pelo MSG-3] é uma conquista conjunta da ESA, EUMETSAT e da indústria espacial europeia (…) este modelo de cooperação fez da Europa um líder mundial nos satélites meteorológicos, tirando o melhor partido das competências de ambas as agências" realça a Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos na nota oficial onde disponibiliza a fotografia, que reproduzimos abaixo.

[caption]fonte: Eumetsat[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes