A Google disponibilizou a versão 2.0 do kit de desenvolvimento de software (SDK) para o sistema operativo Android. Entre as novidades da nova versão está o suporte para sincronização de múltiplas contas de email, suporte total (conta e contactos) ao sistema de correio electrónico da Microsoft, o Exchange, HTML 5 e Bluetooth 2.1.

Os programadores podem ainda contar com melhorias ao nível do software de processamento gráfico, que têm como objectivo tornar mais atractiva para os utilizadores a experiência de utilização das aplicações do sistema operativo.

Outra novidade é a funcionalidade que irá permitir ao utilizador carregar numa fotografia e a partir daí activar a opção de telefonar, enviar uma mensagem ou email ao contacto em questão. Esta possibilidade é garantida pela funcionalidade Quick Contact.

Mais uma novidade importante desta versão 2.0 é o suporte para multitoque e várias melhorias relacionadas com as funções da câmara digital, a pesquisa para mensagens de texto e MMS e um dicionário melhorado.

Este novo SDK inclui ainda um emulador que permitirá aos programadores testar as novas aplicações antes do lançamento oficial na nova versão do sistema operativo. A maior parte das novidades associadas à nova versão já eram conhecidas, mas o lançamento não deixa de ser importante por vir disponibilizar as ferraemntas necessárias para o desenvolvimento de aplicações sobre a nova versão.