O processo judicial instaurado pela Microsoft parece não ter atrasado os planos de Michael Robertson, ex-director executivo do site MP3.com e que desempenha actualmente o mesmo cargo na Lindows. Este anunciou ontem que já estava disponível a segunda versão Sneak Preview do LindowsOS, uma distribuição do sistema operativo open-source Linux desenvolvida por aquela empresa que tem a particularidade de correr programas concebidos para o Windows.



Esta versão surge após seis meses de trabalho. Robertson garante que o processo de instalação apenas demora cinco minutos e que num computador com o Microsoft Windows 98 é ainda mais fácil: basta efectuar o download do instalador e fazer duplo clique, não sendo sequer necessário criar um CD. Uma vez seleccionado o modo de instalação amigável, só é preciso reinicializar o computador para mudar entre o Windows 98 e o LindowsOS.



Robertson ressalva, no entanto, que não sendo a segunda versão da Sneak Preview um produto completo, é mais indicado "para aqueles dispostos a dar-nos a sua opinião depois de terem instalado o software numa máquina separada". Quem quiser experimentar, basta subscrever e tornar-se Insider. O director executivo da Lindows prevê que a primeira versão oficial seja disponibilizada mais para o final do ano.



Das funcionalidades do sistema operativo, são de destacar o Click-N-Run, que permite encontrar e instalar software a partir de um armazém de títulos com um interface gráfico rico. Esta aplicação permite ler descrições dos produtos, efectuar comparações e ver imagens. Para efectuar downloads e instalar os títulos preferidos basta um único clique no rato.



Outra melhoria patente nesta versão é a capacidade de visualizar e imprimir os principais formatos de ficheiros sem adquirir software adicional - incluindo as aplicações de produtividade Microsoft Word, PowerPoint e Excel. Um aspecto que falta ainda aperfeiçoar é a capacidade de correr software concebido para o Windows bem como instalar o LindowsOS em configurações de hardware menos comuns. Robertson promete que serão feitas várias melhorias nestas áreas na próxima versão.



Notícias Relacionadas:

2002-03-19 - Microsoft não convence tribunal sobre violação da marca Windows pela Lindows.com

2002-02-18 - Lindows.com publica documentos da sua defesa no processo contra a Microsoft

2002-01-15 - Lindows.com contra-ataca processo instaurado pela Microsoft com uma moção judicial

2001-12-21 - Microsoft processa empresa de software Linux do antigo director executivo da MP3.com

2001-10-26 - Lindows pretende tornar Windows compatível com o Linux

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.