A Apple poderá estar a desenvolver tecnologia de monitorização da atividade cerebral através dos AirPods. A patente submetida já foi garantida pelo departamento de patentes e marcas registadas dos Estados Unidos. A patente está registada com o nome de Biosignal Sensing Device Using Dynamic Selection of Electrodes” e pelo documento parecem-se com os AirPods.

Na explicação abstrata da patente, trata-se de um wearable que inclui uma cápsula e um elétrodo no seu interior. Este inclui ainda diversos elétrodos posicionados em diferentes localizações na superfície não plana. Segundo o documento, estes elétrodos podem ser utilizados para monitorizar a atividade cerebral no interior do ouvido.

Veja na galeria imagens da patente:

O objetivo desta proposta é diminuir a visibilidade dos elétrodos utilizados para medir a atividade do cérebro. O equipamento teria diferentes elétrodos para referência e outros ativos, que podem ser ajustados para medir diferentes sinais dos utilizadores nas diversas condições. Os AirPods podem selecionar, de forma inteligente, quais os sensores que precisa utilizar e o utilizador pode começar a gravar as leituras rapidamente, bastando tocar no elétrodo de referência.

Entre as leituras possíveis da atividade cerebral, podem ser lidos o movimento muscular, movimentos dos olhos, o coração e o volume do sangue nas pulsações. Pode ainda detetar mudanças na pele e na transpiração.

De considerar que esta patente pode não dar origem a produtos. Mas tudo indica que poderá ser algo relacionado com a nova geração de funcionalidades de saúde que a Apple poderá apresentar.