O Service Pack 2 do Windows XP Home Edition deverá ser disponibilizado hoje aos utilizadores que já tiverem ligado os updates automáticos do sistema operativo da Microsoft. O SP2 é a primeira grande actualização do Windows XP e tem um enfoque especial na segurança.



A versão profissional do Windows XP já tem o SP2 disponível para download automático desde o início desta semana embora com alguns problemas relacionados com a enorme afluência ao Windows Update.



Notícias ontem publicadas na imprensa internacional davam conta do adiamento da actualização via Automatic Update por nove dias para dar tempo às empresas de bloquear esta funcionalidade nos postos de trabalho dos seus funcionários. No entanto, o download e instalação do SP2 para o Windows XP Professional já está disponível através do Software Update Services e muitos utilizadores já a realizaram sem problemas.



Num email enviado aos utilizadores no Domingo, a Microsoft explicava que muitas grandes empresas não estavam preparadas para a actualização e que precisavam de mais tempo para conseguir pôr em prática sistemas de bloqueio automático ao download do SP2. De acordo com este email, o SP2 do Windows XP Professional não estará disponível antes de 25 de Agosto.



50 aplicações problemáticas

Entretanto a Microsoft divulgou também a lista de aplicações e jogos que demonstram problemas de compatibilidade depois de instalado o SP2, incluindo algum software da própria Microsoft. Da lista fazem parte também aplicações anti-vírus e servidores Web.



Segundo o documento publicado pela Microsoft, entre os principais problemas encontrados estão as falhas relacionadas com a o sistema de firewall, que com o novo SP2 fica automaticamente ligado. Desta forma os utilizadores podem ter problemas na ligação a redes externas.

Notícias Relacionadas:

2004-08-09 - Versão actualizada de Windows XP "nas mãos" das fabricantes