O serviço de software Creative Cloud da Adobe viu o número de subscritores crescer rapidamente, numa tendência que fez com que a plataforma atingisse mais de um milhão de utilizadores em poucos meses.

De acordo com os dados divulgados a par dos resultados financeiros para o seu terceiro trimestre fiscal, terminado a 30 de agosto, perto de um terço dos utilizadores (331 mil) aderiram ao serviço de subscrição nos últimos três meses, “um crescimento mais rápido do que o esperado”, referiram os responsáveis.

O Creative Cloud é um novo modelo de negócio para a Adobe que a par da compra das suas soluções “em caixa”, passou a oferecer a possibilidade de acesso a serviços baseados na nuvem, assim como a download de software, mediante o pagamento de uma assinatura mensal.

O serviço inclui o acesso às ferramentas Photoshop, Illustrator e Flash. No início de junho, a expetativa dos responsáveis da Adobe era que no terceiro trimestre o modelo igualasse os cerca de 220 mil novos subscritores registados em nos três meses antes. A marca do milhão de utilizadores só era antecipada para “algures no quarto trimestre”.

O sucesso do serviço de subscrição não impediu que as receitas trimestrais da Adobe caíssem 8% - mas contribuiu para a subida das ações em 4% no after market.

Comparativamente a igual período de 2012, as receitas baixaram de 1,08 mil milhões de dólares para os 995,1 milhões de dólares, enquanto o lucro líquido caiu de 201,4 milhões de dólares para os 83 milhões de dólares.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.