A Sony está a ultimar o desenvolvimento de um serviço de vídeo em 4K, agora oficialmente definido como Ultra HD, e que pode vir a ser disponibilizado no início do terceiro trimestre deste ano. As novidades alargam-se à Playstation 4 que teoricamente vai suportar nativamente o serviço.

O diretor de operações da Sony e presidente da Sony Electronics, Phil Molyneux, questionado pelo The Verge quanto à possibilidade de os vídeos 4K da Sony serem compatíveis com a nova consola, garantiu que os compradores da PS4 não vão ficar desapontados quanto a esta situação. Falta saber se a consola também pode vir a suportar o Ultra HD em jogos e não apenas em ficheiros multimédia.

Phil Molyneux confessou que a oferta 4K ainda está longe de ser perfeita, muito por causa da grande quantidade de espaço físico que vai ser necessário para armazenar os conteúdos. Isto acaba por tornar o serviço de downloads pouco realista para muitos utilizadores que têm ligações à Internet limitadas no sentido de conseguirem descarregar 100GB, o espaço médio de um filme de longa duração em 4K, em tempo útil.

A empresa japonesa tem trabalhado em novas formas de compressão dos ficheiros, mas ao que tudo indica os primeiros filmes disponíveis vão mesmo ter tamanhos proibitivos.

E quando tudo parece mostrar que a tendência futura passa pela distribuição digital e não física, o COO da Sony não descarta a possibilidade de haver leitores de Blu-Ray otimizados para o 4K, já que este standard tecnológico também tem conhecido desenvolvimentos ao longo dos últimos anos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.