A Canonical lança na próxima semana a versão 11.04 do seu sistema operativo de código aberto para servidores, o Ubuntu Server. Entre as novidades conta-se o reforço da aposta na cloud, revelou a empresa.

Optar pela nuvem (ou cloud) para prestação de serviços, alojamento de ficheiros ou disponibilização de software é uma tendência que vem ganhando adeptos na indústria, com gigantes como a Microsoft, Google ou Amazon (por exemplo) a investirem no recurso. Apesar das preocupações ao nível da fiabilidade e segurança alegadas por alguns, para as empresas a escolha pode significar vantagens ao nível da escalabilidade e poupança, o que terá ajudado a convencer muitos. A Canonical não parece disposta a perder o "comboio".

As alterações introduzidas ao Ubuntu Server preparam o sistema operativo para uma maior utilização das nuvens das empresas, para fazer face ao aumento esperado do uso do recurso por parte das próprias companhias, explicou um porta-voz da Canonical, citado pela PC World.

"Aqueles que têm nuvens privadas deverão intensificar realmente a utilização do recurso durante os próximos anos. A nossa preocupação é assegurar a capacidade de dar resposta às solicitações à medida que os clientes implantam mais e mais servidores na nuvem", afirmou o vice-presidente da área de negócio empresarial da Canonical, Steve George.

O responsável explicou que a empresa procurou dotar o servidor da capacidade de suportar tantas funcionalidades e capacidades para a nuvem quanto possível. Estas serão polidas e tornadas mais estáveis, devendo ficar disponíveis em Abril do próximo ano, para as empresas que optam pelo suporte de longo-prazo da Canonical.

A versão a lançar a 28 de Abril actualiza uma série de pacotes de software essenciais para implantações na cloud, como o Eucalyptus 2.02, e traz maior suporte ao libvirt (um conjunto de programas para gestão de máquinas virtuais) e ao KVM (Kernel-based Virtualization).

No mesmo dia, fica ainda disponível a nova versão desktop do sistema operativo de código aberto distribuído pela Canonical, o Ubuntu 11.04. Esta será a primeira a trazer a interface de utilizador Unity como pré-definida.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.