Os adeptos norte-americanos das chamadas plataformas abertas poderão adquirir, a partir do final do próximo mês de Fevereiro, o PDA Zaurus baseado no sistema operativo Linux, suportando mais de 50 aplicações Java e fabricado pela japonesa Sharp.



Este periférico, que tem sido vendido a programadores no site oficial da empresa, poderá ser adquirido pelo público em geral a partir do próximo mês em qualquer loja dos Estados Unidos, a um preço de cerca de 500 dólares (560 euros ou 112 mil escudos).


O PDA Zaurus agora disponibilizado no mercado americano possui o mesmo hardware que o modelo distribuído no Japão e concorrerá directamente com a Palm e com o Pocket PC da Microsoft, em termos de sistemas operativos direccionados para assistentes pessoais digitais.



Segundo comunicado presente no site norte-americano da Sharp sobre inovações e prémios no campo dos handhelds, a expansão do ambiente Linux e da tecnologia Java para PDAs permitirá aos programadores a flexibilidade necessária para desenvolver mais aplicações para essas plataformas abertas, que por sua vez aumentarão o leque de funcionalidades dos periféricos da Sharp e consequentemente o número de utilizadores.



Notícias Relacionadas:

2001-06-27 - Sharp lança PDA Zaurus na Europa no início do próximo ano


2001-06-01 - PDA Linux da Sharp vai usar a distribuição da Lineo


2001-03-06 - Sharp lança PDA equipado com Linux