A SHURE foi fundada há 95 anos por Sidney Shure quando tinha apenas 23 anos, sendo ele um entusiasta de rádio desde os 11 anos. Dando um pouco de background da empresa, que foi criada em 1925, a SHURE está no Top 5 das empresas com mais vendas globais, estando presente em 110 países, representado por diversas empresas. Entre as suas contribuições para a indústria, em 1936 criou o primeiro microfone unidirecional do mundo de um só elemento, o SHURE 55 Unidyne, que foi usado por políticos e artísticos e mantém o seu design icónico até aos dias de hoje.

A cronologia é longa e em 2016 introduziu o KSM8, reclamando o primeiro microfone dinâmico de duplo diafragma do mundo. A empresa opera em diversos mercados, desde o musical, gravação em estúdio, governo, educação, broadcasting, entre outros.

Alejandro Donate Lopez, representante da EARPRO ibérica, destaca a aposta no mercado complexo que é o do consumo, com uma gama de produtos SHURE. A EARPRO, que tem uma parceria com a SHURE há mais de 30 anos, centrada em soluções profissionais de áudio, vídeo, iluminação, é a representante da marca para Portugal.

Apesar de estar presente em pequenos nichos do mercado de consumo, visível, por exemplo, nas suas agulhas para gira-discos, a empresa pretende adaptar-se à nova realidade digital, de forma a acompanhar os criadores de conteúdo nos seus projetos para as plataformas online. Os seus produtos dividem-se em dois grupos, um deles focado na criação de conteúdo através de microfones, a linha MOTIV e o focado na audição de música, os auscultadores e auriculares AONIC.

Série MOTIV apresenta microfones de gravação de som com qualidade de estúdio

A série MOTIV destina-se aos criadores de podcasts, por exemplo, graças ao microfone digital MOTIV MV51 (225 euros), de condensador. O MOTIV MV88 (169 euros) é também um microfone digital de condensador destinado aos Vloggers. Por fim, para podcasters e imprensa o MOTIV MV5 (125 euros) tem uma base para mesa e o MOTIV MVL (65 euros) é o microfone de lapela omnidirecional.

Todos eles têm qualidade profissional, mas com toda a facilidade de utilização, acessíveis a todos os utilizadores. Os microfones têm uma aplicação para smartphones iOS e Android para modificar o tipo de captação de áudio e fazer ajustes gerais na sua utilização. Pode ter controlo da gravação antes e depois de gravar.

O MOTIV MV7 é um microfone hibrido XLR e USB, adaptando-se facilmente tanto à ligação direta ao PC, como a uma mesa de mistura mais profissional. Este tem um formato mais compacto, sendo mais económico, sendo fácil de usar em formato digital. O público-alvo são os podcasters, músicos e streamers de gaming. O microfone tem padrão polar cardioide, suportado por saída USB e SLR não processado. Tem um painel tátil integrado, com controlo de ganho, monitorização e posição de mute. O equipamento tem monitorização integrada de auriculares, prometendo latência zero.

Outras características do MOTIV MV7 passa pelo controlo de processamento através da aplicação de PC ShurePlus MOTIV. Tem acesso ao monitor de mistura, modo de nível automático ou manual, assim como uma otimização da captação entre os 0-15 cm, ou a 15-45 cm de distância do utilizador e o microfone. Tem também controlo de equalização dinâmico. O microfone tem um preço de 285 euros.

Já o MOTIV MV5C custa 125 euros e é a resposta da marca ao teletrabalho e à formação online, sendo uma solução plug and play através de USB. Tem compatibilidade com o Teams e Zoom.

Série AONIC para ouvir em todo o lado com cancelamento de ruído 

A empresa tem produzido sistemas de monitorização e comunicação em palco, através de auriculares, mas agora pretende oferecer aos utilizadores novas experiências. O AONIC50 são auscultadores sem fios, com cancelamento de ruído, ativado pelo utilizador, através de um comutador. Esta tecnologia Sound Isolating é capaz de isolar até 37 dB de ruído para eliminar as distrações, refere a fabricante. A empresa promete uma autonomia de 20 horas e com apenas 15 minutos de carga dá acesso a 4 horas de utilização.

O equipamento comunica através de Bluetooth 5.0, tem microfone integrado, e através do seu controlo remoto pode controlar o DSP, chamadas e listas de músicas. Através da app ShurePlus Play os utilizadores podem personalizar os níveis de cancelamento de ruído e o modo Ambiente. É também um reprodutor de música com equalização, compatível com ficheiros de música standard e de alta resolução. O AONIC50 chega às lojas por 399 euros.

A SHURE tem ainda diversos modelos de auriculares, todos eles wireless ou utilizados um com cabo destacável ligado por jack 3,5 mm. Na linha estão disponíveis os modelos AONIC 215 (245 euros versão wireless e 115 euros se optar pelo modelo com fio), AONIC3 (215 euros), AONIC4 (319 euros) e AONIC5 (529 euros). É possível atender chamadas, controlar música ou ativar comandos de voz. Todos permitem um isolamento acústico exterior, melhorando a audição. O AIONIC5 tem dois woofers dedicados e um tweeter independente que "garantem agudos realçados, médios quentes e graves naturais".

A linha AONIC 215 True Wireless é ligado através de Bluetooth 5.0 e tem oito horas de autonomia. O equipamento tem três baterias adicionais, colocadas no carregador, permitindo disfrutar até 32 horas de utilização. O sistema tem auriculares intermutáveis MMCX e som equilibrado, afirma a marca. O adaptador True Wireless oferece 8 horas de autonomia aos auriculares, tem um alcance de 10 metros e comunica com todos os produtos da marca via Bluetooth. O acessório chega às lojas por 189 euros. A SHURE salienta o design dos seus produtos, pretendendo distinguir-se de outras propostas do mercado.

A Loja shure.eu é o principal canal de venda da marca, numa aposta no digital, sobretudo dentro deste clima de pandemia de COVID-19. A maioria destes produtos já se encontram disponíveis em Portugal, através de uma rede de revendedores da especialidade selecionados pela marca.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.