A Siebel Systems apresentou um conjunto de novas soluções para a Administração Pública dirigidas à "optimização dos serviços de apoio ao cliente, da eficiência operacional e da produtividade dos seus empregados", detalha um comunicado de imprensa.



As seis soluções Siebel procuram melhorar os pontos de comunicação entre a AP e cidadãos em várias áreas, dotando os funcionários públicos que as operam de um número alargado de ferramentas ou informação sobre o cidadão, por forma a facilitar a sua capacidade de resposta em determinado serviço prestado.



A empresa acredita que as soluções hoje apresentadas permitirão aos organismos públicos agilizar o seu funcionamento e "melhorar significativamente os processos directamente relacionados com a sua missão", acrescenta o documento.



Entre as soluções apresentadas contam-se a Resposta ao Cidadão 311 que permite, através de uma linha com o mesmo número, melhorar a qualidade de serviço ao cliente reduzindo a duplicação de trabalho e promovendo uma melhor cooperação entre os vários organismos, diz o comunicado.



Faz também parte do leque de soluções a Gestão de Casos de Benefício em Serviços Humanos. Uma das características desta aplicação é criar um "único ponto de acesso a bases de informação internas e de terceiros" explica o documento, acrescentando que a solução permite "aos funcionários determinar e recomendar de forma mais precisa e eficiente todos os serviços governamentais de apoio ao cidadão relevantes em cada caso".



A "Visão Única do Contribuinte", por seu lado permite a gestão da informação fiscal, agregando dados de múltiplas aplicações e canais, permitindo aos seus utilizadores uma visão alargada do histórico de cidadãos e empresas contribuintes. Com o mesmo objectivo de facilitar o relacionamento das agências do Estado com o cidadão a aplicação Serviços de Imigração permite aos vários departamentos nesta área partilhar informação de forma instantânea permitindo cruzar dados e aumentar a informação disponível sobre qualquer cidadão.



A Siebel apresentou ainda duas outras soluções de gestão, uma vocacionada para as receitas em geral e uma segunda para a logística e pessoal da defesa. Nas áreas para quais foram desenhadas, estas duas soluções têm objectivos idênticos às anteriores pretendo facilitar o relacionamento com o cidadão e a gestão de recursos humanos.



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