A empresa fornecedora de soluções de estruturas e sistemas de informação Datinfor está neste momento a comercializar em Portugal a solução de gestão de bibliotecas ALEPH500, desenvolvida pela empresa Ex Libris, com sede em Israel.



Trata-se de um sistema modular aberto que se pode adaptar às necessidades de cada biblioteca, permitindo que a equipa controle e modifique o ambiente, em qualquer altura, através de um conjunto de tabelas de configuração. O ALEPH500 tem como suporte o Application Program Interface, utilizando técnicas de programação orientadas a objecto, uma estrutura permite ao cliente expandir o sistema do ALEPH500 sem custos de modificação do código fonte.



Apesar desta solução estar já em funcionamento em Portugal – em locais como a Assembleia da República e nas Universidades de Aveiro, Lisboa, Minho e Porto – outros países como os Estados Unidos da América, a China, Austrália, Brasil, África do Sul, França, Dinamarca, Alemanha e Hungria contam também com a instalação deste sistema nas suas bibliotecas.