O projeto Blue que a Microsoft alegadamente tem preparado para o ecossistema Windows parece ser cada vez mais uma realidade e não um rumor. Desta vez surgiram informações de que o sistema de pesquisas do Windows 8 para computadores e tablets vai evoluir a nível de integração com as aplicações.

O site Win8China afirma que o projeto Blue entrou numa nova fase de desenvolvimento que tem como objetivo acelerar a chegada de uma versão prévia do próximo Windows ainda durante o verão deste ano. A atualização deve funcionar um pouco como os Service Packs funcionaram nas versões anteriores do sistema operativo.

Supostamente, a Microsoft pretende receber uma avaliação dos utilizadores antes de lançar no mercado a versão final do Blue, um novo ciclo de atualizações anuais que a Microsoft quer impor ao ecossistema Windows e alguns serviços como o Internet Explorer e Outlook.

A primeira grande alteração, como relata o The Verge, parece estar ao nível das pesquisas dentro do próprio computador. A empresa de Redmond quer fazer com que a partir do menu de pesquisas seja possível ter uma busca detalhada dentro de todas as aplicações - algo que já é possível mas só relativa a uma app - e que haja a possibilidade de ter uma pré-visualização dos conteúdos dentro da pesquisa.

O pacote de atualizações deve trazer ainda o Internet Explorer 11 e a extensão do suporte do Windows a form factors de sete e oito polegadas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico