A Google espera estar em condições de lançar o seu sistema operativo Chrome no "final do Outono", afirmou o director do projecto, Sundar Pichai, citado pela imprensa internacional.

A revelação surgiu durante uma conferência de imprensa na Computex, feira internacional de informática que decorre até amanhã em Taipei (Taiwan), e vem confirmar as projecções feitas pela empresa em Novembro, quando adiantou que o sistema operativo devia ficar disponível "no último trimestre do ano".

Como o TeK tinha explicado, o Chrome SO foi concebido a pensar em utilizadores cujo principal objectivo é a navegação na Internet. Tira partido das aplicações baseadas na Web, o que deverá fazer dele uma opção mais leve e rápida para o computador, que poderá ser ligado de forma quase instantânea, acedendo à Internet e às ferramentas em poucos segundos, garantiu a Google.

Estas particularidades e algumas das imagens de conceito que inundaram a Web e mostravam o SO a correr num tablet ajudam a explicar que o software tenha vindo a ser apontado como um forte concorrente ao Windows (principalmente) no que respeita aos computadores portáteis.

Outra das características do Chrome é a possibilidade de permitir que as próprias marcas desenvolvam várias versões "personalizadas" do software, adaptadas aos seus modelos e necessidades, usando o "esqueleto" fornecido pela Google, que acaba por garantir uma certa "exclusividade".

Segundo relata o El Mundo, esta particularidade foi já alvo de críticas por parte da Microsoft, alegando que isto obrigará os programadores a criarem diferentes versões da mesma aplicação para as diferentes marcas.

O responsável da Google, respondeu afirmando que o Chrome é "um dos poucos futuros sistemas operativos para o qual já existem milhões de aplicações a funcionar", reporta a mesma fonte.

"Não é necessário redesenhar o Gmail para que funcione no Chrome, nem criar uma nova aplicação para o Facebook", disse Sunda Pichai, acrescentando ainda que é também esperada uma nova geração de aplicações dedicadas ao sistema operativo, incluindo videojogos.