O Skype anunciou hoje a disponibilização de um kit de desenvolvimento para programadores, com o qual espera incentivar programadores e fabricantes a adaptarem facilmente o serviço a novos dispositivos.

O conjunto de software e APIs deverá permitir o desenvolvimento de soluções para chamadas de voz, vídeo e Instant Messaging baseadas na plataforma Skype, para quase todo o tipo de dispositivos electrónicos destinados ao consumo, websites e aplicações para desktop.

O objectivo é fomentar o acesso ao programa a partir de outros dispositivos para além do computador, nomeadamente através da sua integração de origem, por via das fabricantes, em dispositivos com ligação à Internet destinados ao mercado de consumo - como TVs, por exemplo.

Numa fase inicial, o SkypeKit SDK (Software Developers Kit), estará apenas acessível através de uma beta que só será disponibilizada por convite, mas os interessados podem inscrever-se online para receber o convite. O kit começou também a ser enviado hoje aos fabricantes e será remetido aos programadores para Windows e Mac "nas próximas semanas".