A nova versão do sistema operativo da Apple chega às lojas na próxima sexta-feira, para introduzir um conjunto alargado de melhorias. Inicialmente anunciada para Setembro, na Worldwide Developers Conference em Junho, a actualização acaba por chegar alguns dias antes do mês que introduz o Outono.

Uma das grandes novidades desta versão 10.6 do Mac SO X é o facto das aplicações chave passarem para os 64 bits. Destaque ainda para a utilização da tecnologia Grand Central Dispatch que vem optimizar a forma como o sistema tira partido dos processadores de núcleo múltiplo e do OpenCL, que ajuda a libertar capacidade dos processadores gráficos para melhorar o desempenho das aplicações.

Outra novidade desta versão - só disponível para máquinas com versões anteriores do sistema Mac sobre processador Intel - é o suporte incorporado para a mais recente versão do Microsoft Exchange Server e um conjunto de melhorias ao nível das funcionalidades que permitem a utilização do sistema por pessoas com deficiência. Como tem frisado a própria Apple, mais do que introduzir novas funcionalidades, a nova versão do sistema tem como principal objectivo introduzir melhorias nas funcionalidades existentes.

O espaço necessário para fazer a actualização foi reduzido em cerca de 6 GB, espaço que o utilizador ganha para outros fins, bem como o tempo necessário para concretizar a instalação, que foi reduzido e que pode melhorar até 45 por cento.

A actualização do sistema vai custar 29 euros. O pacote família, com cinco licenças, custa 49 euros. A Mac Box Set, que inclui as versões 09 do iLike e iWork, está tabelada na loja online portuguesa por 169 euros, onde também está disponível informação sobre a campanha em vigor para quem comprou um Mac após 8 de Junho. Para estes clientes a migração custa 8,95 euros, se for solicitada até 90 dias após a aquisição. A versão para servidor custa 499 euros.

As várias versões do produto já estão disponíveis para reserva na loja online portuguesa. As encomendas realizadas até 28 de Agosto, data do lançamento mundial, têm portes de envio gratuitos.

Nota de Redacção: O nome da tecnologia OpenCL foi corrigido. Na redacção inicial por lapso falhou a primeira letra. Foi também alterado o último parágrafo depois de confirmada informação com a Apple.