A ESOP apresentou alguns dados resultantes de um inquérito feito a nível europeu, ainda que mais focado na França, relacionado com a introdução e o papel do Open Source nas empresas e organizações. O estudo do mercado europeu, denominado Open Source: a dynamic market fueled by digital transformation and innovation, promovido pela CNLL, parceiro institucional da ESOP.

Segundo o estudo, há cada vez mais um papel ativo do Open Source nas estruturas das empresas, sobretudo nas francesas, mas também em outros países europeus como Portugal, Alemanha, Croácia, Espanha, Itália, Finlândia e Reino Unido. Os dados recolhidos dos inquéritos indicam que 9 em 10 empresas consideram o software aberto como “fator-chave” diferenciador nos processos de transformação digital das organizações.

Para 80% dos inqueridos, nos próximos dois anos a utilização de soluções Open Source vai crescer. Também para cerca de 80% das empresas, a Europa está na vanguarda técnica no que diz respeito às competências e adoção de tecnologias de software aberto. E nesse sentido, abrindo novas oportunidades para se destacar na liderança do desenvolvimento de soluções.

A experiência do utilizador sai a ganhar com a utilização e caracterização de soluções específicas que são consideradas necessárias para o processo de transformação digital das organizações. O estudo demonstrou ainda que houve mudanças nas prioridades das empresas. O inquérito feito em 2017 demonstrou que o fator de adoção eram os baixos custos associados. Este ano a facilidade de customização e independência tecnológica são apresentados como principais motivos de escolha das soluções Open Source.

Por fim, o estudo prevê receitas totais, para a Europa em 2020, de 25 mil milhões de euros para as empresas de Open Source, o que corresponde a 25% do mercado mundial em torno do software aberto. E o número de trabalhadores ligados às mesmas aumentará para 250 mil na Europa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.