A pandemia de COVID-19 teve impacto em diferentes indústrias e nos videojogos são os produtores independentes os mais afetados pelo isolamento. Não que os produtores deixem de produzir os seus jogos, mas a incapacidade de os promover em conferências e eventos de gaming. O cancelamento de eventos como a E3 e a Game Developers Conference, por exemplo, impediu os pequenos estúdios e produtores independentes de fechar potenciais negócios de distribuição com editoras.

Segundo avança o TechCrunch, a Sony anunciou a criação de um fundo de 10 milhões de dólares dedicado à ajuda de produtores indie que foram afetados pelo coronavírus. A fabricante promete mais detalhes para breve desta iniciativa.

Não é a primeira vez que a tecnológica japonesa se chega à frente para ajudar a mitigar a pandemia. Ainda no início de abril havia produzido um fundo de 100 milhões de dólares dedicado ao alívio da doença, mas era focado no bem-estar dos trabalhadores e ensino remoto. Está também a oferecer jogos na iniciativa Play at Home e até 5 de maio poderá aceder a Uncharted: The Nathan Drake Collectrion e Journey na PSN.

A Valve também terá pensado no impacto do coronavírus nos produtores indie e vai regressar com o Steam Game Festival no início do verão. Este evento é uma oportunidade para os produtores independentes mostrarem os seus futuros lançamentos ao público da plataforma digital de jogos, que como se sabe, é enorme. E por isso já abriu o formulário para as candidaturas de participação até ao dia 24 de abril. O festival vai realizar-se entre os dias 9 a 14 de junho.

Para serem válidos, os jogos apresentados devem dar aos jogadores a oportunidade de experimentar pequenas demos e experiências durante o festival. Também devem abrir canais de ligação, para um contacto mais próximo entre produtores e jogadores. Anteriormente a Valve organizou dois festivais, um em dezembro, que destacou 14 jogos em 48 horas nas suas montras. E em março, de forma a mitigar o cancelamento da GDC, realizou mais um festival da Primavera.