A consola portátil da Sony, que a empresa apelidou de "walkman do século XXI", só chega à Europa e aos Estados Unidos no início do próximo ano, num adiamento das previsões iniciais que marcavam o lançamento da PlayStation Portable (PSP) para os dois mercados antes do final deste ano.

Os responsáveis da empresa justificam o atraso na disponibilização do produto, que pretende concorrer com o Game Boy da Nintendo, com a necessidade de trabalhar o software e garantir que o lançamento da PSP tem o suporte adequado em termos de conteúdos, embora as especificações da consola tenham sido reveladas aos programadores ainda no ano passado.

As novas previsões apontam agora para que o lançamento ocorra em Março do próximo ano, tanto no continente europeu como nos Estados Unidos. Já no Japão a empresa mantém a data inicial e conta disponibilizar a PSP no final do ano, escreve a . O adiamento deve comprometer as metas traçadas pela Sony que apontavam para vendas de cinco milhões de unidades até Março de 2005, contando com um lançamento nos três mercados.

A nova concorrente do Game Boy apresenta gráficos 3D avançados, som estéreo e capacidade para leitura de discos num novo formato, capaz de guardar 1.8 GB em dados.

O concorrente Game Boy tem marcado para este ano o lançamento de uma nova versão da sua consola portátil (Game Boy DS) que contará com dois ecrãs de jogos. Na versão actual - Game Boy Advanced - foram já vendidas 50 milhões de unidades desde o lançamento em Março de 2001.


Notícias Relacionadas:

2003-11-05 - Sony desvenda mais detalhes de nova consola portátil PSP
2003-05-14 - Sony pretende lançar consola portátil de jogos topo de gama no final de 2004