A sua qualidade ainda não está totalmente atestada, mas o serviço PlayStation Now pode gabar-se de ter o potencial para destronar o conceito de consola física. E a Sony está aberta a várias possibilidades relativamente à nova ferramenta, tal como confirmou o vice-presidente da Sony Computer Entertainment, Eric Lempel.



O executivo revelou ao Game Informer que a empresa está a equacionar a possibilidade de incluir jogos da PlayStation 1, da PlayStation 2 e da PlayStation 4 no serviço PS Now – para já disponível apenas em fase beta nos EUA e Canadá, devendo chegar à Europa no mesmo modelo ainda em 2015.



A Sony admite assim, de forma indireta, a possibilidade de os jogadores acederem a títulos de nova geração sem que para isso sejam obrigados a ter uma PS4. O serviço PlayStation Now permite atualmente, por exemplo, ter jogos de PlayStation 3 num televisor Sony Bravia ou numa consola portátil PlayStation Vita. Os jogos são executados através de tecnologia streaming.



Um dos aspetos que mais tem sido criticado, a política de preços praticada pela tecnológica japonesa, tem sido constantemente revisto em função do feedback dos jogadores. Até que o serviço seja lançado de forma sólida e na versão final, podem ainda existir mais cortes nos preços – e que variam entre apenas alguns dólares para o aluguer do jogo durante umas horas, até preços mais elevados para o aluguer do jogo durante 90 dias.



Eric Lempel admitiu na mesma entrevista que no futuro a empresa pode implementar no PlayStation Now um sistema semelhante ao do Netflix – venda de conteúdos mediante uma subscrição. “Ainda não temos detalhes sobre isso, mas estamos a trabalhar ativamente nos bastidores porque ouvimos dos nossos utilizadores que é algo em que estão realmente interessados”, afirmou o executivo.



As primeiras impressões que o serviço tem recebido são maioritariamente positivas, com Lempel a afirmar que 80% dos utilizadores dizem estar a ter uma boa experiência com o PlayStation Now.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico