A Sony revelou um novo membro da sua gama de topo de câmaras fotográficas, a Alpha 7 IV, com lente amovível e o novo sensor de imagem full-frame de 33 MP. A câmara vem ainda acompanhada de dois novos flashes externos, o HVL-F60RM2 e o HVL-F46RM, procurando oferecer alternativas mais potentes de iluminação.

A fabricante refere que este novo modelo possui muitas das tecnologias de imagem mais avançadas da marca, como o recente motor de processamento BIONZ XR e autofocagem (AF) avançada, tendo como base o modelo Alpha 1. A nova câmara pretende manter a versatilidade tanto a gravar vídeos como a captar fotografias, ideal para profissionais de imagem e entusiastas que desejam registar em todos os cenários.

Veja na galeria imagens da câmara

A câmara apresenta uma resolução de 33 MP, prometendo uma melhor qualidade de imagem. Depois das bases criadas para a Alpha 7 III, a marca diz que o novo modelo reúne a melhor tecnologia de imagem da Sony, para que os utilizadores consigam captar exatamente o conteúdo que pretendem, em qualquer situação que se encontrem. E trata-se de uma câmara híbrida, contruída com plásticos reciclados especiais da Sony (SORPLAS) no corpo da câmara e outros materiais reciclados para a sua embalagem.

O novo modelo utiliza o sensor de imagem Exmor R CMOS full-frame de 33MP com retroiluminação, assim como uma gama de sensibilidade ISSO expansível a ISSO 50-204800. Promete reduzir o ruído das imagens, com saliência a pequenos detalhes e texturas do objeto e uma alta resolução. As definições da câmara para Aspeto Criativo ajudam a criar a aparência original sem esforço, tanto nas fotografias como em vídeos.

Relativo ao autofoco, o seu sistema segue objetos com 759 pontos AF de deteção, cobrindo cerca de 94% da área de imagem. A Sony diz que pela primeira vez, a função de Real-time Eye AF consegue seguir os olhos de aves e animais para captar fotos e vídeos. Diz ainda que a precisão da deteção do rosto e olhos humanos também foi melhorada em cerca de 30% face ao modelo anterior.

Para os utilizadores que pretendem criar um ambiente visual cinematográfico, a Alpha 7 IV herdou a tecnologia S-Cinetone, utilizado nas câmaras Cinema Line da Sony. A câmara regista vídeo a 4K a 60 FPS no modo Super 35 mm e uma gravação até 4K a 30 fps com sobreamostragem em 7K no modo full-frame. Tem amostragem de cores 4:2:2 a 10 bits de profundidade e outras tecnologias que melhoram a imagem.

Outra novidade é o seletor de modo de dupla camada, para os utilizadores alternarem rapidamente entre as definições desejadas. Tem um sistema integrado de estabilização de imagem ótica (OIS) de cinco eixos, aumento de velocidade do obturador e uma pega melhorada para dar maior conforto ao utilizador. A câmara apresenta ainda um visor OLED Quad-VGA de 3,68 milhões de pontos, conferindo maior resolução e maior assertividade das cores mostradas.

A Alpha 7 IV permite streaming no local, utilizando uma aplicação móvel que facilita a conetividade através de Bluetooth e uma transferência de dados mais rápida através de uma rede Wi-fi de 5 ou 2,4 GHz. A funcionalidade Shot Mark permite aceder mais facilmente a cenas assinaladas num clipe de vídeo tanto na câmara como nas aplicações da Sony. Também pode fazer live streaming ou comunicação remota diretamente do equipamento, sem ser necessário software dedicado. Também pode ser ligada a um computador ou smartphone para funcionar como webcam.

A nova câmara chega ao mercado em dezembro, com um preço de 2.800 euros apenas para o corpo e 3.000 euros para o kit de lentes. O flash HVL-F60RM2 chega em novembro por 650 euros e o modelo HVL-F46RM por 430 euros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.