Na sequência das notícias que ontem inundaram blogs e imprensa especializada, a Sony emitiu um comunicado oficial desmentindo a hipótese de ter sido vítima de novos ataques informáticos, como avançavam alguns meios.

A declaração é assinada por Patrick Seybold, responsável pela comunicação institucional da empresa. O director de comunicação afirma que a Sony "desligou temporariamente o acesso às páginas que permitem alterar as palavras passe da PSN e do Qriocity", mas não houve qualquer ataque envolvido.

Segundo explicou o responsável, foi detectada uma falha de segurança na página Web que permita a alteração das palavras passe usadas para acesso à PlayStation Network, pelo que o acesso à página foi temporariamente desligado para correcção do problema.

A PSN mantém-se acessível, ao contrário do que o TeK avançara ontem, uma vez que o problema está relacionado apenas com as páginas Web dos serviços da Sony.

Os utilizadores que ainda não tenham alterado as suas passwords poderão fazê-lo directamente a partir da PlayStation 3 ou esperar que o site volte a estar disponível, esclarece a Sony, sem avançar data para o restabelecimento.

Este é o mais recente desenvolvimento na polémica que tem acompanhado os serviços de suporte online às consolas da Sony, desde que os seus sistemas foram hackados, em Abril.

No início desta semana, a empresa tinha também detalhado as condições do programa de ofertas associadas ao restabelecimento dos serviços em território nacional.

Na lista está o acesso gratuito a dois jogos para PS3 (a escolher entre o LittleBigPlanet, InFamous, WipEout HD/Fury, Ratchet & Clank: Caça ao Tesouro e Dead Nation) e dois para PSP (entre LittleBigPlanet PSP, ModNation Racers PSP, Pursuit Force e Killzone Liberation).

Adesão gratuita de 30 dias à PlayStation Plus para não-subscritores da modalidade e 60 dias para os que já optassem por esta variante Premium dos serviços e uma "oferta Bem-vindo de volta no PlayStation Home", que será dada a conhecer " quando for confirmada", são outras das promessas.