A Sony anunciou hoje que vai lançar um kit Linux destinado à comunidade de programadores deste sistema operativo open-source, de modo a que possam desenvolver aplicações Linux para correr na consola de jogos PlayStation 2 da fabricante japonesa.



Anunciado durante a conferência e exposição LinuxWorld 2002, que decorre entre hoje, 30 de Janeiro, e 1 de Fevereiro, em Nova Iorque, o Linux (for PlayStation 2) 1.0 também permite que os utilizadores da consola de jogos da fabricante japonesa corram nas suas máquinas software escrito para o Linux.



A empresa refere num comunicado que prevê comercializar o kit a um preço de 199 dólares nos Estados Unidos (230,24 euros ou 46.160 escudos), país onde estará inicialmente apenas disponível através do site regional da PlayStation. Mais tarde, em Junho, será também lançado nas lojas norte-americanas e em toda a Europa, de acordo com a agência Reuters, que afirma que o kit vai estar disponível no Japão a partir de Maio.



O pacote vai incluir uma drive interna para um disco rígido com 40 GBytes - destinado a ser instalado na PlayStation 2 -; um adaptador de rede com um interface 100 Base T Ethernet; a versão 2.2.1 do kernel - núcleo do sistema operativo - do Linux, que integra suporte de dispositivos USB; e a versão 1.0 da distribuição de software Linux (for PlayStation 2) - dividida em dois DVDs.



Outras ofertas incluídas neste kit são as ferramentas de compilação gcc 2.95.2 e glibc 2.2.2, o software de interface e de ambiente de trabalho XFree86 3.3.6 - com suporte para o sistema gráfico da PlayStation 2 -, um adaptador para um monitor de computador com conectores áudio, bem um teclado e rato USB. Os utilizadores terão que dispor ainda de um cartão de memória de pelo menos 8 MBytes para a consola e de um monitor VESA de elevada resolução para computadores, do tipo XGA (resolução de 1024 x 768 pixeis). Os televisores domésticos não podem ser utilizados como monitores.



No Japão, a Sony disponibilizou a versão beta de um kit Linux em Julho de 2001 (ver Notícias Relacionadas). Até ao momento, já se juntaram a esta iniciativa cerca de 9.500 pessoas. De acordo com questionários efectuados pela Sony Computer Entertainment da América do Norte e da Europa, mais de 28 mil pessoas demonstraram até hoje interesse por um pacote desse tipo.



Para este "Linux (for PlayStation 2) Release 1.0", a companhia incorporou modificações à versão beta japonesa do programa, sugeridas pelos utilizadores. No sentido de disponibilizar apoio aos clientes e outras funcionalidades à comunidade de programadores Linux, a Sony criou o site PlayStation 2 Linux.


Notícias Relacionadas:

2001-04-30 - PlayStation 2 tem Kit de Linux

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.