Chama-se Xperia S e é o primeiro smartphone lançado sob a marca Sony, depois de a fabricante japonesa ter comprado a parte da Ericsson, na joint venture que mantinham para o mercado móvel.

O modelo foi apresentado no palco da CES, como já se esperava, já que este será o "super telefone" que o Mashable relatava num artigo, de que demos conta no TeK.

[caption][/caption]

O Xperia S vai chegar ao mercado com a versão 2.3 do sistema operativo Android (Gingerbread), que durante o segundo trimestre será atualizada para a versão mais recente, a 4.0, conhecida como Ice Cream Sandwich.

A capacidade de processamento está entregue a um dual-core de 1.5GHz da Qualcomm, permitindo armazenar 32GB de dados na memória flash interna.

O ecrã touch de 4,3 polegadas vem munido da tecnologia "Reality Display" com Mobile BRAVIA Engine, oferecendo resolução HD (1280 x 720).

A câmara principal não tem os 13 megapixéis anunciados na altura em que o Mashable falava no novo modelo, mas tem 12 megapíxeis, zoom de 16x e gravação vídeo, flash LED, foco automático, deteção e reconhecimento facial, entre outras funcionalidades. A câmara frontal tem 1,3 megapíxeis.

No campo da conectividade estão garantidas ligações Wi-Fi, Bluetooth e HDMI, além do NFC (Near Field Communications) ativado para aceder à gama de aplicações e serviços que começam a multiplicar-se.

A componente técnica vem acompanhada de algumas funcionalidades adicionais, como o facto de o Xperia S ser "PlayStation certified", ou seja, garantindo uma experiência de jogo em smartphone "de alta qualidade" e o acesso à PlayStation Store.

Apresenta também várias aplicações de chat, messaging e email, com acesso ao Facebook, Google Talk, Twitter e Gmail.

[caption][/caption]

Resta dizer que, segundo o anunciado pela Sony, o primeiro modelo pós-joint venture com a Ericsson deverá chegar aos principais mercados ainda durante os três primeiros meses de 2012.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé