A Sony anunciou em conferência de imprensa a intenção de lançar no próximo mês, no Japão, um novo portátil com tecnologia Blu-ray, o VAIO AR Premium. Para além da drive de DVD Blu-ray, o notebook dispõe de um ecrã de 17 polegadas, um sintonizador de TV e o sistema operativo da Microsoft, o Windows Media Center Edition.

A principal concorrente na tecnologia de alta definição de vídeo, a Toshiba, começou já a comercializar na semana passada os notebooks com drive HD DVD no Japão e na semana anterior introduz o mesmo produto no mercado norte-americano.

Apesar das várias tentativas nunca foi possível o acordo entre a Sony e a Toshiba para a definição de uma norma única para a nova geração de DVDs, pelo que cada empresa continua a produzir o seu próprio formato. O acordo tinha como objectivo eliminar as incompatibilidades existentes nos sistemas, o que não se verifica actualmente.

Na mesma conferência, a Sony revelou que este Verão será também lançado o Vaio UX Micro, um micro PC equipado com um processador Core Solo que permite a utilização de várias tecnologias de rede sem fios, como o WiFi, EDGE e Bluetooth, dependendo das necessidades do utilizador.

O novo equipamento inclui ainda um leitor de impressões digitais, duas câmaras, uma para vídeo-conferências e outra para tirar fotografias, e dispõe de um adaptador VGA para ligação a um monitor externo. O preço de venda esperado para este produto é de cerca de 1.800 dólares, aproximadamente 1.398 euros.

Notícias Relacionadas:

2006-05-04 - Sony adia lançamento de títulos em formato Blu-ray por mais um mês

2006-03-21 - Nova geração Qosmio coloca primeiro leitor de HD-DVD no mercado em Maio

2005-08-23 - Oportunidades para unificação dos formatos Blu-ray e HD-DVD começam a esgotar-se