Uma das novidades que a Sony leva à IFA é o anúncio de que até final do próximo ano conta estender a quase todas as gamas de produtos a tecnologia 3D. O objectivo é que as três dimensões ganhem suporte na linha de televisores Bravia, nos portáteis Vaio, na PlayStation 3 e nos leitores Blu-ray.

O 3D está disponível através de várias tecnologias. A escolha da Sony recai sobre uma opção vulgarmente designada em inglês por active shutter, que usa cristais como finas coberturas que abrem e fecham rapidamente, de forma sincronizada com a imagem da televisão, para criar a ilusão 3D. Trata-se de uma tecnologia diferente da que é usada no cinema e uma das disponíveis para dispositivos domésticos.

O anúncio não foi acompanhado de estimativas de preços mas espera-se que as primeiras televisões utilizadoras da tecnologia se distingam facilmente pelo preço.

O responsável da empresa encarregue do anúncio, preparado para a feira tecnológica de Berlim, admite que o 3D está a um passo da massificação e assegura que a Sony está pronta para "apanhar o comboio", como relata o Telegraph.

A Philips é outra das fabricantes adiantada na pesquisa 3D para o mercado doméstico. Desenvolveu com esse objectivo a tecnologia WOWvx que já demonstrou numa linha de televisores de 42 polegadas. Várias outras fabricantes estão a trabalhar também nesta área.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.