A Sony continua a apostar em diferentes linhas de auscultadores e auriculares, procurando satisfazer todas as necessidades dos seus utilizadores. No segmento dos auriculares, a nova gama LinkBuds pretendem ser pequenos, mais leves e ergonómicos, para que não os tenha de retirar do ouvido durante as atividades do dia-a-dia. Ou pelo menos até acabar a sua bateria. Os auriculares estão sempre ligados (always on), uma vez que têm um design aberto, com um diafragma em forma de aro, para que não barre os sons externos.

Meses depois, a Sony apresenta uma variação do segmento, os LinkBuds S, uma versão mais “lite”, disponíveis em três cores: preto, branco e creme. Estes serão ideais para sessões mais curtas de utilização, seja para ouvir músicas, para podcasts e outras utilizações familiares. Segundo Victor Gorina, gestor de produto da Sony, este novo modelo é mais leve e pequeno, mas com o mesmo cancelamento de ruído superior. A Sony diz que são 84% mais pequenos que os modelos anteriores WF-1000XM4, com 3,2 cm de tamanho.

Sony quer que utilize os novos auriculares LinkBuds durante todo o dia
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A Sony explicou que o sistema utiliza inteligência artificial para melhorar o som durante as chamadas, afirmando-se como os melhores nesta característica. E a sua embalagem pretende ser amiga do ambiente, sem utilizar plásticos. Explicando a diferença do LinkBuds S do modelo standard, Victor Gorina diz que são mais pequenos e por isso menor autonomia, sendo utilizado em sessões mais curtas, ao contrário do primeiro modelo que incentiva ao uso durante todo o dia. Servem para estudantes que se querem concentrar a estudar ou para quem anda em transportes públicos e deseja diminuir o ruído em redor. Fisicamente, este novo modelo não tem o sistema de anel circular do primeiro, isolando dessa forma todo o som exterior.

Veja na galeria imagens dos auriculares Sony LinkBuds S:

No entanto, a Sony diz que conseguiu diminuir o tamanho da placa, usando os mesmos componentes do equipamento. O novo processador V1 é mais pequeno e oferece um melhor consumo de energia. O auricular enfia-se totalmente no ouvido, mantendo-se seguro mesmo quando se faz movimentos mais bruscos com a cabeça.

O cancelamento de ruído também não foi afetado pela miniaturização do equipamento, uma vez que são os mesmos sensores que o modelo WF-1000XM3. E o seu driver também é capaz de responder rapidamente à onda de cancelamento. Tem também um novo revestimento exterior, que ajuda a diminuir o ruído produzido pelo vento. É capaz de detetar quando o utilizador está a correr ou a andar normal e ajustar o seu sistema de cancelamento de ruído. O seu processador promete distinguir o som de uma chamada ou música, dos ruídos em redor, de forma mais eficaz.

O equipamento utiliza ainda IA para, através dos microfones, separar a voz dos barulhos. O seu sistema de deep learning utilizou 500 milhões de amostras para treinar a IA e oferecer uma melhor performance.

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O sistema é compatível com as apps de controlo de utilização, fornecendo dados sobre o tempo a ouvir música. Serve para controlar as crianças, sobretudo para quem se preocupa com a utilização excessiva dos equipamentos. Também pode ser usado para controlar sistemas de inteligência artificial, como o Google Assistant e Alexa. O sistema de adaptação de volume também é regulado automaticamente mediante o local onde está a ser utilizado. Pode regular para cancelar o ruído, mas manter a voz. Deteta a voz quando inicia uma conversa com alguém, baixando o som da música, por exemplo.

A Sony diz que os auriculares podem ser facilmente emparelhados a um computador através de Bluetooth ou com equipamentos Android. Tem ainda proteção IPX4, que o torna resistente a chuva, mas não pode mergulhar com eles. Quanto à sua autonomia, pode durar 6 horas, mais 14 no seu estojo de transporte, somando assim até 20 horas de bateria. Um carregamento de 5 minutos permite utilizar os auriculares por cerca de 1 hora.

Sony LinkBuds S
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Os auriculares apresentam três tamanhos adicionais das pequenas borrachas de encaixe no ouvido, do mais pequeno ao maior, adaptando-se facilmente a qualquer utilizador. Não tem conexão multiponto para este modelo e para o iPhone não tem conectividade rápida. Também não são compatíveis com carregamento wireless.

Para demonstrar a capacidade dos auriculares, a Sony fez uma parceria com a Niantic para o jogo de realidade aumentada Ingress. Os jogadores vão poder ter uma noção de som espacial, prometendo uma experiência mais imersiva, uma vez que os sons são entregues mediante a direção que estão a olhar.

O modelo custa 200 euros, com lançamento previsto para o dia 20 de maio e servirá como reforço da nova família LinkBuds que a Sony está a apostar.