A Sony vai alargar os testes comerciais à tecnologia anti-pirata da First4Internet, que visa limitar o número de cópias de um CD-ROM. A ideia fundamental desta iniciativa é terminar com a "pirataria casual", através da qual as pessoas que compram os originais fornecem os CDs a amigos permitindo efectuar a cópia do mesmo num longo processo em cadeia.

Desde Março de 2005 que a Sony BMG lançou pelo menos dez títulos comerciais com esta tecnologia anti-cópia, num total de mais de um milhão de discos. A tecnologia utilizada foi desenvolvida pela britânica First4Internet e é já designada como “cópia estéril”, permitindo uma cópia do CD original mas não das suas cópias.

A Sony admite que esta iniciativa tem uma importância estratégica, já que a pirataria casual é actualmente uma das maiores preocupações das empresas de música. “Dois terços de toda a pirataria provém da cópia directa de CDs, pelo que a garantia de que este é um formato seguro tem a maior importância”, afirma Thomas Hesse, presidente do negócio digital da Sony BMG em declarações a vários meios de comunicação internacionais.

Outros parceiros da Sony BMG deverão iniciar testes desta tecnologia no próximo mês, contornando as limitações actuais das tecnologias de Gestão de Direitos de Autor que não incluem protecção de gravação dos ficheiros.

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