Para além do headset PS VR e o os controlos Move, a Sony poderá ter planos para criar um ambiente mais imersivo de realidade virtual, muito provavelmente a pensar na PlayStation 5. A gigante nipónica terá registado uma patente de uma luva VR, com o potencial dos jogadores sentirem objetos, através de sensores hápticos.

Na descrição do periférico, este permite aos jogadores usarem um controlador que processa instruções de sinal háptico, capazes de mudar, correspondendo às interações virtuais dos utilizadores com os objetos da cena interativa, observados através dos óculos VR. Embora a patente se refira explicitamente a luvas, a Sony refere que o sistema de feedback háptico pode ser utilizado num chapéu, calçado, calças ou blusa, por exemplo.

tek ps vr

Na prática, os jogadores poderão provavelmente sentir nas mãos uma bola que lhes seja passada numa partida de Madden, ou sentir outras interações em qualquer outro videojogo. A patente refere que os utilizadores poderão sentir a textura e as formas dos objetos virtuais, a pressão que é possível colocar ou o movimento do item e a proximidade de outros objetos. A tecnologia poderá ainda oferecer feedback de toque a coisas que acontecem à personagem, tais como serem presas, movidas, esmagadas, arremessadas, entre outras ações, abrindo um enorme potencial de “sensações”.

O sistema tem potencial para introduzir diferentes elementos de calor ou frio, um motor, gás comprimido e líquido, refere a Games Radar. No entanto, note que se trata de uma patente, e tal como muitas outras, a tecnologia poderá não ver a luz do dia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.