A falta de notícias oficiais sobre a PlayStation 5 está a acelerar o surgimento de rumores sobre a consola. O mais recente foi avançado por um conhecido utilizador do portal neoGAF (via IGN), que indica que tanto a Sony como a Microsoft vão dar início à nova geração de consolas com dois sistemas cada. Isto significa que, no final do ano, deveremos ter duas Xbox Series X e duas PlayStation 5 no mercado.

A mesma fonte sustenta o rumor com com fontes próximas do assunto e conta que a Sony vai lançar o modelo Pro pouco depois do lançamento da versão padrão. O neoGAF explica que esta é a versão que vai competir com a Xbox Series X, o modelo de 12TFLOPS apresentado na última edição dos The Game Awards.

Sony poderá lançar novo PlayStation VR depois da PS5 chegar ao mercado
Sony poderá lançar novo PlayStation VR depois da PS5 chegar ao mercado
Ver artigo

Ainda segundo esta informação, a edição base da PS5 terá 9TFLOPs, valor que ficará em linha com a versão base da Xbox Series.

“Isto explica porque é que as pessoas estão a anunciar dados conflituosos sobre cada uma das plataformas”, afirma o utilizador do fórum, VFXVeteran.

O “poder” da Xbox Series X e as novidades tecnológicas da nova consola da Microsoft
O “poder” da Xbox Series X e as novidades tecnológicas da nova consola da Microsoft
Ver artigo

Em relação aos preços indica-se que “os modelos mais poderosos serão caros”. VFXVeteran sublinha que ainda não foi tomada uma decisão acerca do valor, mas adianta que este deverá rondar os 600 dólares, embora haja a possibilidade de ultrapassar esta fasquia. “O preço da XSX e da PS5 Pro é uma enorme preocupação - pode alcançar os 800 dólares. A XSX é, literalmente, o mais recente desenvolvimento da AMD. O preço pode interferir com a série de placas 2080 da Nvidia se for muito mais baixo do que a 2080 Super.

Sabe-se que é certo que teremos novas consolas da Sony e da Xbox Series no mercado até ao final do ano. As versões mais robustas serão lançadas depois, embora não se saiba quanto tempo depois. A confirmar-se o rumor, esta seria a primeira vez que as empresas lançariam mais do que um modelo para introduzir uma nova geração de consolas no mercado.

Este mês estamos a celebrar os 20 anos do SAPO TeK. Saiba mais em https://tek.sapo.pt/tag/SAPOTEK20anos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.