Além de estar a trabalhar no desenvolvimento da próxima geração da PlayStation, a Sony poderá lançar uma nova versão do PlayStation VR. Ao que indicaram fontes internas da empresa japonesa à Bloomberg, o headset de realidade virtual será lançado após a chegada da PS5 ao mercado.

Em maio de 2019, Dominic Mallinson, vice-presidente para o sector de investigação e desenvolvimento da Sony, já tinha dado a entender que a empresa estava a trabalhar no sucessor do PlayStation VR. De acordo com o responsável, a novidade traduzir-se-ia numa linha de vários aparelhos de realidade virtual, sendo que a chegada de um headset sem fios era também uma das possibilidades sob a mesa.

PlayStation: patente registada pela Sony menciona novo headset de realidade virtual
PlayStation: patente registada pela Sony menciona novo headset de realidade virtual
Ver artigo

Em dezembro do ano passado, a Sony registou uma patente que refere um equipamento de VR com um design marcado pela ausência de cabos, algo que sugere uma ligação wireless à consola.

Uma vez que a PS5 tem uma data de chegada prevista para o Natal de 2020, é provável que o novo sistema de VR da Sony seja lançado apenas em 2021. No entanto, enquanto o PSVR 2 ainda não chega, os gamers poderão jogar os títulos de realidade virtual do PlayStation VR original na PS5. Recorde-se que, ao todo, a empresa conseguiu vender 4,2 milhões de sistemas de VR.

Ainda antes de a PS5 se estrear no mercado, a Sony está a ter algumas dificuldades em manter acessível o preço da consola. A Bloomberg avança que o custo de produção de uma única unidade ronda os 450 dólares, um aumento significativo em comparação com os 380 dólares da PS4.

Oficial: próxima consola da Sony chama-se PlayStation 5 e chega no Natal de 2020
Oficial: próxima consola da Sony chama-se PlayStation 5 e chega no Natal de 2020
Ver artigo

A Sony não está a conseguir garantir a quantidade de componentes de memória necessárias para a produção em massa da PS5, algo que se poderá refletir no preço final da consola. Além disso, os custos da empresa têm vindo a ser mais elevados devido à especificidade dos componentes do novo equipamento.