A Sony Portugal assinou com o ICAM - Instituto de Cinema, Audiovisual e Multimédia - um protocolo para o desenvolvimento de um programa que pretende promover os formatos de alta definição HDV junto de escolas e Universidades. No âmbito deste programa, designado "Curtas em Alta" a empresa japonesa e o Instituto de Cinema vão apoiar tecnicamente a produção de curtas-metragens e documentários, com suporte original de gravação em vídeo.



Os profissionais que se encontrem ao abrigo do protocolo com o ICAM vão receber uma camcorder HVR-Z1E, uma medida que a Sony afirma ter como objectivo impulsionar o desenvolvimento e circulação de obras produzidas pelo suporte HD nos mercados audiovisuais, sendo, como se explica em comunicado de imprensa.



O projecto pretende levar a Alta Definição às escolas e universidades com cursos nas áreas de cinema, imagem, TV e publicidade, tendo sido lançado o desafio de apresentação de uma curta-metragem gravada com uma camcorder Sony HDV HVR-Z1, que já está a decorrer.



Está ainda prevista a realização de workshops e apresentações dos equipamentos e formatos associados à Alta Definição nas escolas e universidades aderentes.



Os projectos desenvolvidos devem ser entregues até 15 de Outubro, após o que terá lugar uma apresentação conjunta na mostra paralela do FIKE e uma exibição conjunta prevista para a Cinemateca.



O ICAM irá ainda disponibilizar as curtas-metragens resultantes da "Curtas em Alta" na rede de cinemas digitais.

Notícias Relacionadas:

2005-01-05 - Tecnologia de alta definição será principal tendência da CES 2005

2005-01-04 - Rede de Cinema Digital quer cativar mais público para conteúdos nacionais