A Sony anunciou numa
conferência de imprensa antes do início da feira Electronic Entertainment Expo (E3) que começou oficialmente hoje e decorrerá até Sábado, que pretende lançar uma consola portátil de jogos vídeo chamada PSP, destinada a concorrer com a GameBoy Advance da Nintendo, que nas suas várias versões anteriores tem dominado o mercado de jogos portáteis há mais de dez anos.

A PSP irá possuir um ecrã capaz de exibir mensagens tridimensionais, som
estéreo, conectividade USB 2.0 e um processador específico construído com
base no processo avançado de fabrico de chips de 90 nanometros. O
dispositivo irá também empregar um novo formato de média, um tipo de disco óptico conhecido por UMD que possui cerca de metade do tamanho de um DVD ou CD, sendo capaz de armazenar até 1,8 GB de dados.

A fabricante japonesa não adiantou uma estimativa do preço de venda da PSP, embora tenha afirmado que planeia lançar o dispositivo no final do próximo ano. De acordo com os responsáveis pela empresa, a PSP será "o Walkman do século XXI". A Sony também introduziu o I Toy, um novo acessório para a PlayStation 2 que consiste numa câmara USB. De início, será utilizada como um controlador de jogos, mas a companhia espera que venha a suportar videoconferência, efeitos especiais em directo e uma série de outras funções.

Para além disso, a Sony anunciou o PlayStation 2 Online Pack, um novo pacote da consola que custa apenas 199 dólares e que irá juntar à máquina de jogos um adaptador gratuito de rede da fabricante para jogar online, que é vendido separadamente por 40 dólares. Disponível a partir de Junho, o novo pacote irá também utilizar a nova versão da consola que foi recentemente introduzida no Japão, que suporta DVDs regraváveis e integra uma ventoinha mais silenciosa.

Por seu lado, a rival Nintendo reconheceu que esperava vendas superiores às que obteve no ano passado com a consola GameCube, mas afirmou que está a esforçar-se para reverter a tendência mediante o aumento da produção, o lançamento de jogos publicados com a marca da fabricante, a melhoria das relações com produtoras independentes e a criação de um maior número de títulos que liguem a GameCube à GameBoy Advance, como por exemplo, uma versão futura do jogo para PCs The Sims,que irá permitir que os utilizadores troquem personagens entre as versões portátil e para a GameCube do software.

A N-Gage marcado para 7 de Outubro, prevendo-se que o preço de compra do aparelho seja de 299 dólares.

Notícias Relacionadas:
2003-05-12 - Expectativas de reduções do preço das consolas animam E3
2003-04-15 - Sony
renova PlayStation 2 no mercado japonês

2003-02-06 - Nokia
desvenda consola móvel N-Gage

2002-08-27 - Sony
lança adaptador para jogar online com PlayStation 2