A Sony acaba de elevar a fasquia na qualidade de câmaras fotográficas para telemóveis com o anúncio de dois sensores de 16,41 Megapixéis. A empresa garante que os sensores CMOS retro iluminados Exmor R equipam os módulos mais pequenos e finos existentes para telemóveis e chegam ao mercado no primeiro trimestre de 2011.

A tendência de agregação de mais funcionalidades nos telemóveis parece imparável, rivalizando com as câmaras fotográficas de bolso e oferecendo sensores de cada vez melhor qualidade, melhores lentes e flashes, para além de funcionalidades como a detecção de rostos e de sorrisos.

Até agora o recorde de melhor sensor era partilhado pela Nokia, a Samsung e Sony Ericsson, que já comercializam telemóveis com câmaras de 12 Megapixéis. Mas para além da maior sensibilidade a Sony garante que melhora a qualidade da imagem reduzindo o ruído e combinando os sensores CMOS com dois novos módulos de lentes que são os mais pequenos e finos modelos para telefones móveis.

[caption]Nome imagem[/caption]

Os novos módulos têm uma comercialização faseada, começando a ser vendidos em Janeiro de 2001, embora alguns modelos só estejam disponíveis em Abril. O preço de venda comunicado varia entre 2.500 e 12.000 yen (sensivelmente 21 e 105 euros).

Esta é a primeira vez que estes sensores são comercializados para telemóveis, já que até agora os Exmor R estavam reservados a câmaras fotográficas e de vídeo.

Nestes sensores a Sony adoptou a tecnologia de fabrico que possibilita a redução do tamanho do pixel a 1,12 mícron. A empresa explica que, em teoria, quando menor o pixel pior poderá ser a qualidade da mistura de cores, mas que conseguiu resolver este problema ao implementar uma formação única de díodos fotográficos, desenhados para conseguir um sensor de imagem de alta resolução, elevada sensibilidade de baixo ruído.

A empresa fornece a seguinte imagem de amostra da qualidade obtida:

[caption]Nome imagem[/caption]

As melhorias registam-se também ao nível da luz captada, como mostra a seguinte comparação:

[caption]Nome imagem[/caption]

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.