Pouco depois da Apple lançar o novo modelo iPod nano, a japonesa Sony revelou o lançamento de cinco novos leitores digitais portáteis e uma aplicação de gestão de músicas (Connect player) ligado à loja virtual Mora, para fazer face ao iTunes. A nova linha de produtos é composta por três modelos de memória flash, com capacidade de 512 megabytes, 1GB e 2GB e outros dois com disco rígido, de 6GB e 20GB de memória, respectivamente.

A Sony foi pioneira no sector de leitores portáteis quando, há 26 anos, lançou o famoso Walkman para cassetes. Com o advento da música digital a marca ficou parada durante alguns anos, enquanto que a concorrente Apple procurava implementar-se no sector com a linha iPod, actual líder de mercado.

"Os nossos modelos anteriores foram bem aceites pelos utilizadores japoneses e britânicos mas isso não quer dizer que estamos satisfeitos com a actual posição", disse Koichiro Tsujino, co-presidente da Connect, unidade que produz leitores de música portáteis e oferece serviços de distribuição de música online, cita a Reuters.

Com os novos leitores, a Sony aposta na interface com o utilizador. Os modelos de disco rígido, são dotados de um comando que permite criar uma lista de reprodução automática com músicas do artista ou do género musical. Existem outras formas de reprodução aleatória como a time machine shuffle que lê músicas de um determinado período, como as que foram adicionadas ao leitor no último mês ou ano.

O modelo de 20GB pode armazenar mais de 13 mil músicas e o preço para o mercado japonês, o primeiro a receber os leitores em Outubro, deverá rondar os 387 euros, revelou a Sony.

Os novos equipamentos têm um display embutido, apenas visível quando o leitor está em funcionamento e oferecem suporte aos formatos MP3 e ATRAC. A empresa espera vender um total de 4,5 milhões de leitores de música portáteis até Março do ano que vem.

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