A PlayStation Vita vai perder algumas das suas funcionalidades. De acordo com a divisão de videojogos da Sony a aplicação de mapas e a aplicação do YouTube vão deixar de ser suportadas, sendo que uma futura atualização de software vai eliminar as ferramentas da portátil.

No caso da aplicação de mapas também está implícita a perda de funcionalidades da aplicação Near, que mostra quais os jogadores que estão num determinado raio de proximidade do utilizador. O suporte termina a 28 de março, data em que vai chegar uma atualização de software que vai remover a aplicação das consolas.

Já no caso do YouTube, a aplicação vai desaparecer hoje, 28 de janeiro, da loja PlayStation Store, estando o fim do suporte marcado para 20 de abril. A PlayStation não invocou até ao momento razões relacionadas com a hipotética pouca utilização das ferramentas.

Mesmo não sendo um revés de grandes proporções, este acaba por ser mais um par de anúncios negativos para a consola - que tem atravessado uma fase mais difícil justamente pela ausência de anúncios, sobretudo de jogos exclusivos e de grande perfil.

Para muitos jogadores este é mais um sinal de que a Sony não está totalmente focada na consola portátil, que nos últimos tempos parece ter sido transformada acima de tudo num ecossistema de jogos indie e num equipamento de apoio à PlayStation 4.

Mas até nesta área a estratégia da PlayStation não é clara, pois a possibilidade de jogar PS4 de forma remota também já está disponível em equipamentos como o Xperia Z3 - tal como o TeK testou logo após o anúncio.

Também nos grandes eventos da PlayStation a consola portátil não tem recebido uma grande atenção por parte dos executivos da empresa durante as apresentações. E mesmo tendo anunciado há alguns meses uma nova versão da consola, nem essa situação parece livrar-se de teorias mais negativas: o sistema de jogo perdeu o ecrã OLED, o que pode ser visto como uma forma de tornar a consola mais rentável.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico