A Sony confirmou que vai deixar de autorizar a venda de códigos para jogos da PlayStation 4 em lojas físicas. Um representante da PlayStation confirmou ao The Verge que “a partir de 1 de abril de 2019 a Sony Interactive Entertainment (SIE) não irá disponibilizar jogos completos através do programa Global Digital at Retail”.

O mesmo representante refere que a medida foi tomada “para manter os negócios-chave alinhados globalmente”, acrescentando que “para continuar a dar suporte a jogos completos e edições premium, as DLCs, add-ons, moedas virtuais e passes de temporada continuarão a estar disponíveis”.

Esta decisão significa que a partir de dia 1 de abril, quem não quiser inserir dados do cartão de crédito na plataforma PlayStation Network da Sony deixará de poder adquirir versões digitais dos jogos em lojas físicas, como a GameStop ou a BestBuy.

Não se sabe ainda se a Sony pretende alargar esta medida à versão online dessas lojas físicas ou até mesmo a lojas exclusivamente digitais, como é o caso da Amazon.

A medida entra em vigor a 1 de abril, mas a Verge adianta que haverá uma exceção em relação a dois jogos. O Mortal Kombat 11 e o Days Gone chegam a 23 e 26 de abril, respetivamente, sendo que nestes casos será concedido um período de uma semana em que ainda será permitido adquirir o código para o download nas lojas físicas.