
Depois de várias semanas sem poder usar o serviço que dá suporte online às consolas da Sony, os utilizadores da PlayStation Network voltam hoje a ver-se confrontados com problemas no acesso ao serviço.
Em causa voltam a estar questões relacionadas com a segurança dos sistemas informáticos da Sony, que se viu "obrigada" a declarar "temporariamente indisponível" - para "manutenção" e por tempo indeterminado - alguns serviços da plataforma que permite, por exemplo, jogar online ou comprar software para as consolas da marca.
A notícia está a ser divulgada por vários meios de comunicação internacionais, mas ainda não mereceu comentário por parte da empresa.
Segundo avançam blogs e imprensa especializada, não se trata de um novo ataque mas antes de um problema relacionado com o sistema de recuperação das palavras passe usadas para autenticação na PlayStation Network.
Quando um utilizador se esquece da password, é colocado à sua disposição um mecanismo para recuperação da conta e definição de uma nova palavra passe. Para ter acesso a essa possibilidade, o membro do serviço precisa de indicar o seu endereço de email e data de nascimento, indicando depois a nova senha.
O problema é que quando os sistemas informáticos da Sony foram invadidos, em Abril, dados de milhões de contas - incluindo endereços de email e datas de nascimento - passaram a estar no poder dos autores do ataque. E, segundo alguns, à venda no mercado "especializado".
Assim, quem dispuser desses dados, poderá, em teoria, aceder a qualquer conta, com direito a alterar a password e acesso a todas as informações no perfil do utilizador.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
TUGA quer explorar a mobilidade como serviço por terra (e também pelo ar?) -
App do dia
Construa um posto de gasolina e faça a manutenção dos automóveis em Gas Station Simulator Tycoon -
Site do dia
Ferramenta Loom permite gravar o ecrã rapidamente com um clique -
How to TEK
Como partilhar facilmente uma palavra-passe com um familiar próximo através do smartphone?
Comentários