Depois de várias semanas sem poder usar o serviço que dá suporte online às consolas da Sony, os utilizadores da PlayStation Network voltam hoje a ver-se confrontados com problemas no acesso ao serviço.

Em causa voltam a estar questões relacionadas com a segurança dos sistemas informáticos da Sony, que se viu "obrigada" a declarar "temporariamente indisponível" - para "manutenção" e por tempo indeterminado - alguns serviços da plataforma que permite, por exemplo, jogar online ou comprar software para as consolas da marca.

A notícia está a ser divulgada por vários meios de comunicação internacionais, mas ainda não mereceu comentário por parte da empresa.

Segundo avançam blogs e imprensa especializada, não se trata de um novo ataque mas antes de um problema relacionado com o sistema de recuperação das palavras passe usadas para autenticação na PlayStation Network.

Quando um utilizador se esquece da password, é colocado à sua disposição um mecanismo para recuperação da conta e definição de uma nova palavra passe. Para ter acesso a essa possibilidade, o membro do serviço precisa de indicar o seu endereço de email e data de nascimento, indicando depois a nova senha.

O problema é que quando os sistemas informáticos da Sony foram invadidos, em Abril, dados de milhões de contas - incluindo endereços de email e datas de nascimento - passaram a estar no poder dos autores do ataque. E, segundo alguns, à venda no mercado "especializado".

Assim, quem dispuser desses dados, poderá, em teoria, aceder a qualquer conta, com direito a alterar a password e acesso a todas as informações no perfil do utilizador.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.