A Sony anunciou uma nova revisão do preço para a terceira versão da sua consola de jogos, para o mercado norte americano. A PS3 de 80 Gigas vai passar a custar 500 dólares (cerca de 350 euros), menos 100 dólares do que o preço actual. A empresa também decidiu comercializar naquele mercado uma versão de 40 Gigas, que começa a ser vendida a partir de 2 de Novembro e que custará 400 dólares (cerca de 280 euros).



As novidades reveladas esta manhã pela Sony dizem respeito apenas ao mercado americano, já que a PS3 de 40 Gigas chegou à Europa e a Portugal no passado dia 10 de Outubro por 399 euros. Nesta data a versão de 60 Gigas passou a custar na Europa 499 euros.



Os ajustes à estratégica comercial têm sido uma constante desde que a PS3 chegou ao mercado com realinhamento de preços, descontinuar de versões (20 Gigas) e lançamento de novas versões. Tudo na tentativa de melhorar as vendas da consola - que recentemente atingiu a marca de 5 milhões de unidades - que pela chegada tardia ao mercado e pelo elevado preço tem perdido terreno na guerra com a Nintendo e a Microsoft.



Sony vende linha de produção dos Cell à Toshiba



A Sony anunciou também hoje que vai vender à Toshiba a linha de fabrico dos chips usados na PlayStation 3. As empresas ainda não divulgaram o valor do negócio, justificando apenas que a venda será feita no âmbito dos esforços seguidos pela Sony para se focar nas actividades core.



O negócio coloca na posse da Toshiba o fabrico de microprocessadores (Cell) e chips gráficos (RSX) usados na última versão da consola de jogos, por um valor que se especula ronde os 858 milhões de dólares. Esta reestruturação mantém as restantes operações relacionadas com o negócio das consolas no âmbito das suas actividades core, clarifica a Sony.



A venda deverá concretizar-se em Março de 2008, embora a Sony já tenha adiantado que manterá os esforços na área do desenvolvimento de uma nova geração de chips Cell, em parceria com a IBM, uma das três empresas que abraçaram o processo de desenvolvimento dos Cell desde o seu início.



Este reforço da parceria com a IBM visa trabalhar numa redução de custos ao nível do micropressador que se traduza posteriormente numa redução global de custos da consola. O mesmo objectivo norteará uma parceria com a Toshiba, depois da empresa passar a controlar a fábrica onde são produzidos os Cell.


Notícias Relacionadas:

2007-07-09 - PlayStation 3 mais barata nos Estados Unidos e Canadá

2005-08-26 - IBM, Sony e Toshiba potenciam maior utilização de processador Cell