Antecipando a sua presença no Mobile World Congress, no final de fevereiro, a SPC revelou os novos modelos da sua linha de tablets para 2023. Mas a grande novidade é a introdução do SPC Smart Monitor, o primeiro monitor inteligente Android da marca, com funções de Smart TV. O objetivo é oferecer um monitor multiusos, com funções profissionais para o trabalho, mas também para os momentos de lazer e entretenimento. E pretende

Alberto Rodriguez, Product Strategy Director da SPC, refere a experiência da empresa nos últimos 30 anos em produtos ligados a equipamentos inteligentes conectados, rádios, telefones e outros. Numa era conectada, todos os produtos tecnológicos são conectados. Começou pelo negócio da telecom, produzindo e distribuindo hardware, com distribuição em Espanha e Portugal, sendo sobretudo forte nos sistemas de videoconferência. Mas a empresa tem também ramos no áudio, smart home, robótica, tablets, wearables, smartphones para seniores, e outros produtos. E tem 5% do mercado de tablets de gama acessível no mercado português. A empresa entrou também no mercado dos recondicionados, ajudando no mercado circular e contribuindo para a reciclagem dos equipamentos.

SPC Smart Monitor
Alberto Rodriguez, Product Strategy Director da SPC

Os seus produtos destacam-se por serem acessíveis, mas também direcionados a um público de diferentes faixas etárias, dos mais jovens aos seus pais, sem descartar os seniores. E os monitores são a sua nova gama de produtos dentro dessa mesma filosofia.

Quanto ao novo monitor tem como base o Android 11, prometendo oferecer as mesmas experiências de um smartphone ou tablet num monitor. O Smart Monitor está disponível em tamanhos de ecrã de 24 e 27 polegadas, oferecendo uma resolução Full HD em formato widescreen 16:9 e taxa de refrescamento de 60 Hz. Com estas características, o monitor rapidamente se transforma numa TV. Alberto Rodriguez salienta que os mais jovens têm nos seus quartos, por norma, televisores de fraca qualidade, sem funcionalidades inteligentes, e acabam por ser descartados, utilizando o smartphone para as suas necessidades. É neste pensamento que a fabricante concebeu o seu monitor inteligente.

Veja na galeria imagens do monitor:

O equipamento oferece a experiência de uma Smart TV, mas tem um Chromecast embutido, com todos os conteúdos que desejar, seja Netflix, HBO, Disney+, Amazon Prime. A empresa diz que oferece estes dois tamanhos, que poderia aumentar o tamanho do ecrã, mas teriam de ter a 4K e nesse sentido, já estaria a competir com outro segmento de mercado.

Os monitores têm um comando à distância, alimentado com Google Assistant, permitindo pesquisar rapidamente os programas. E tem os botões de acesso direto às plataformas de streaming mais conhecidas. Mas pode descartá-lo e utilizar o smartphone para os mesmos efeitos. Por outro lado, pode ligar consolas, portáteis ou outros equipamentos via HDMI, mas também USB-A. Como Chromecast pode ser utilizado de forma wireless, ligado a qualquer smartphone ou tablet. O modelo de 27 polegadas tem 16 GB de armazenamento interno e o de 24 tem 8 GB, mas podem ser expandidos através de USB.

Para questões profissionais, os monitores suportam webcam externa, ligada via USB. Tem duas entradas HDMI, duas USB-A, um jack 3,5 mm para ligar auscultadores, Bluetooth, Wi-fi 5 Dual Band e ainda duas colunas estéreo. A empresa escolher a integração de Android, pela experiência generalizada, podendo ser integrado em casa no ecossistema da Google Home. Se tiver câmaras de segurança, pode rapidamente ver as imagens no monitor. E pode usar o Google Nest para controlar o equipamento ou ligar colunas externas wireless.

Quanto a preços, a versão de 24 polegadas custa 199 euros e o de 27 custa 229 euros.

Novos tablets abaixo dos 200 euros

No que diz respeito aos seus novos tablets, a SPC revelou o Gravity 4 e o Gravity 4 Plus. São dois modelos com oito núcleos, com 6 GB e 8 GB de RAM, respetivamente. A empresa diz que os tablets foram melhorados em termos de performance e autonomia. A versão standard tem um ecrã de 10,35 polegadas e o Plus com 11 polegadas. A fabricante não especifica qual o seu processador, mas refere tratar-se de uma versão com fabrico de 12 nm. Tem ainda 128 GB de armazenamento interno, expansível a 512 GB via microSD. Já os seus ecrãs têm uma resolução de 2K.

Veja na galeria imagens do tablet:

A versão Gravity 4 tem uma bateria com uma capacidade de 6.000 mAh e o Plus tem mais capacidade, 7.000 mAh, prometendo bateria para praticamente todo o dia. Ambos os modelos pesam cerca de 500 gramas. Os tablets têm um formato ultrafino, com quatro colunas estéreo. Tem uma câmara traseira de 4 MP, assumindo que não aposta em maior qualidade “porque ninguém as utiliza nos tablets”, disse Alberto Rodriguez. Os tablets têm um conector especial para ligar periféricos, que a empresa vai apresentar dentro de poucos meses.

Os tablets chegam nos próximos meses, por um preço ainda por definir, mas abaixo dos 200 euros.

Por fim, a SPC disse ainda que vai introduzir uma solução de eficiência energética, baseado em IA, que será apresentado durante o Mobile World Congress. Mas ficou-se pelo teasing, prometendo mais novidades para breve.