Perante o crescente número de aplicações de adware e spyware que se multiplicam nos computadores de utilizadores pessoais e empresas, a Panda Software disponibilizou uma nova ferramenta online de identificação e limpeza deste tipo de malware. A aplicação recebeu o nome de SpyXposer e a sua utilização é gratuita.



O SpyXposer serve o duplo propósito de alertar os utilizadores para a ameaça do spyware e de permitir a recolha de informação estatística sobre o número e frequência das infecções. O funcionamento da nova ferramenta é muito semelhante ao ActiveScan, um utilitário que a Panda já disponibiliza há algum tempo para limpeza de vírus.



O spyware tem vindo a ser cada vez mais referido pelas empresas de segurança como uma ameaça à privacidade dos utilizadores de Internet, mas também como uma porta de entrada para problemas de segurança.



Diversas empresas têm aplicações comerciais para proteger os computadores deste malware e a Microsoft e a Yahoo estão entre as que disponibilizaram utilitários de acesso gratuito. A Panda comercializa o Panda Internet Security 2005, que também abarca a área do spyware.



Em comunicado, a Panda Software explica que no segundo trimestre deste ano cerca de 50 por cento das ameaças de segurança identificadas eram referentes a spyware e adware. O roubo de informação confidencial, desde dados bancários a hábitos de compras e navegação web, somam-se aos impactos negativos no desempenho do computador na lista dos principais malefícios destas aplicações.

Notícias Relacionadas:

2005-07-12 - Anti-Spyware Coalition define conceito de spyware

2005-07-08 - Ameaças de segurança online alteram hábitos dos internautas