Anunciada em fevereiro, a nova geração de Unidades de Estado Sólido (SSD) da Samsung já estão a ser produzidas em massa e vão chegar ao mercado até ao final do ano, refere a fabricante em comunicado. A empresa alega tratar-se do primeiro SSD SATA de 4 TB de 4-bit com vista ao mercado de consumo. A marca pretende lançar versões de capacidade de 1 TB, 2 TB e 4 TB no habitualmente utilizado formado de 2,5 polegadas.

A Samsung refere que o seu novo chip V-NAND 4-bit de 1 TB pretende estabelecer um novo nível de eficiência nos SSD para o consumidor. Dessa forma, a marca pretende dar um empurrão ao mercado, para que surjam mais ofertas de modelos SSD de 4-bit de um ou mais TB. A fabricante refere que será capaz de produzir eficientemente um cartão de memória de 128 GB para smartphones utilizando esta tecnologia.

A gigante tecnológica explica que o SSD SATA QLC de 4-bit de 4 TB da marca mantém os níveis de desempenho ao mesmo nível de um SSD de 3-bit, utilizando um controlador de 3-bit e a tecnologia TurboWrite, enquanto aumenta a capacidade da drive através de 32 chips. E isto baseado num V-NAND 1 TB de quarta geração de 64 camadas.

Até aqui, à medida que a informação armazenada numa célula de memória aumentava de três para quatro bits, a capacidade do chip por unidade aumenta, mas a carga elétrica diminuia até 50%, dificultando o desempenho e a velocidade dos dispositivos.