A Steam Deck é uma consola portátil, desenvolvida pela Valve, que captou a atenção de toda a indústria dos videojogos desde o momento em que foi anunciada. Apesar de ainda não ter sido lançada, sabe-se que vai rodar toda a biblioteca de jogos da Steam, o que, por si só, deixa água na boca. No entanto, o sistema promete ainda mais do que se pensava, uma vez que, de acordo com Phil Spencer, o serviço de streaming de videojogos da Xbox (xCloud) vai ser suportado pela consola.

O xCloud está atualmente disponível em fase beta para todos os assinantes do Xbox Game Pass Ultimate e oferece mais de 100 jogos via internet. Spencer não esclareceu como é que a plataforma ia funcionar na Steam Deck, mas uma vez que a consola é quase como que um PC em miniatura, a notícia não parece, de todo, descabida. Fica apenas por esclarecer se o serviço vai operar no sistema operativo baseado em Linux, que virá instalado na consola, ou se será necessário instalar o Windows para o efeito. Ou através de browser, com contornos semelhantes aos smartphones iOS da Apple.

Steam Deck é o computador/consola portátil híbrida da Valve em resposta à Nintendo Switch
Steam Deck é o computador/consola portátil híbrida da Valve em resposta à Nintendo Switch
Ver artigo

Este é o primeiro serviço de streaming confirmado na consola que começará a sair do armazém no próximo mês de dezembro. No entanto, a notícia expande as capacidades expectadas do sistema, pelo que outras plataformas do género poderão anunciar novidades semelhantes ao longo dos próximos meses.

Neste momento, a maior limitação aparente prende-se com a potência do hardware da consola. No entanto, nem nesse capítulo parecem existir grandes motivos de preocupação, uma vez que as suas especificações técnicas possibilitam a operação de jogos como Halo Infinite e Forza Horizon 5.

Apesar de ser capaz de reproduzir jogos em 4K, importa notar que o xCloud está limitado a 1080p. O serviço de streaming poderá vir a ser capaz de operar jogos em 4K antes do final do ano, embora ainda não existam confirmações oficiais a este respeito.

Na Europa, a Steam Deck terá um preço de 419 euros e já pode ser reservada online.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.