Todos os que se preocupam com a qualidade gráfico dos jogos sabem que neste momento jogar num computador permite atingir níveis de detalhe e definição que nem as consolas de nova geração vão permitir. E esta é apenas uma das muitas premissas das Steam Machines, computadores compactos dedicados para o gaming e que podem ser ligados a um televisor tal como uma consola tradicional.

Agora a Valve, empresa responsável pela investida, revela que as primeiras Steam Machines vão chegar às lojas no dia 10 de novembro, não sendo certo ainda em que países as máquinas vão ficar disponíveis.

Quem adquirir uma Steam Machine com antecedência vai poder ter acesso aos dispositivos logo no dia 16 de outubro, naquela que é uma prenda das fabricantes para os que acreditam desde já no conceito.

Os computadores vão estar equipados com o Steam OS, um sistema operativo desenvolvido pela Valve e que coloca a sua loja de videojogos como núcleo da experiência. O Steam chega a ter mais de nove milhões de jogadores em simultâneo.

Além de alguns computadores terem especificações topo de gama, vão permitir a atualização de vários componentes tal como acontece nos desktops mais tradicionais. Alguns modelos não permitirão no entanto uma troca da placa gráfica já que a mesma estará integrada com a motherboard - o que implica uma mudança em maior escala.

Além dos sistemas de jogos os consumidores também vão poder comprar o Steam Controller, o comando de jogo que terá um preço de 54 euros, e o SteamLink, uma pequena peça que ligará o PC a qualquer televisor da casa e que também custa 54 euros.

As Steam Machines vão chegar ao mercado com um catálogo com mais de 1.200 títulos, de acordo com a imprensa internacional. Resta saber como será a receção do mercado e de que forma a “pressão” das Steam Machines e da rápida evolução tecnológica não vão obrigar as criadoras de consolas - Sony, Microsoft e Nintendo - a reverem os seus conceitos para sistemas de jogos domésticos.