O próximo sistema operativo da Microsoft será lançado em 2012, confirmou ontem o CEO da empresa, dissipando também as dúvidas quanto ao nome do SO, que deverá mesmo chamar-se Windows 8.

Por esclarecer fica uma nova possibilidade, levantada por alguns meios especializados com base nas declarações do responsável, o lançamento de mais que um sistema operativo. Isto porque Steve Ballmer ter-se-á referido a "uma nova geração de sistemas Windows, a lançar no próximo ano".

"Mas há muito mais a caminho", prosseguiu Steve Ballmer, no discurso proferido durante uma conferência de programadores, em Tóquio (Japão), citado pela imprensa internacional. "À medida que avançarmos no ano, deverão ouvir falar muito no Windows 8. Windows 8 para slates, tablets, PCs e num leque alargado de combinações de formato".

O CEO da Microsoft adiantou ainda algumas das novidades a esperar da plataforma, que se vêm juntar às características avançadas durante a apresentação na CES, em Janeiro, ou às "adivinhadas" por páginas como o Winsupersite, o mês passado.

"Temos um interface de utilizador totalmente novo", referiu Steve Ballmer, mencionando a resposta aos gestos e voz e a tecnologia ink.

A empresa quer que os utilizadores possam falar, acenar, gesticular, tocar e colocar marcas nos seus dispositivos, que estes sejam capazes de reconhecer os utilizadores e as suas acções, como o Kinect no campo dos videojogos.

Por isso, a empresa está a desenvolver investigação no campo da linguagem natural. "Hoje em dia, num PC, abre-se um documento, blá, blá, blá, selecciona-se responder, reencaminhar. Não me posso virar para o meu computador e dizer-lhe para me preparar as coisas para a minha viagem a Tóquio", exemplificou o responsável. "Temos de fazer com que os motores de pesquisa e os interfaces do utilizador do dispositivo possam tomar medidas por nós", acrescentou.

Hoje a empresa deverá também apresentar novidades relativas ao seu sistema operativo móvel, com o lançamento da versão Windows Phone 7.5, estando prometidas melhorias ao nível da navegação Web, suporte ao Office e funcionalidades de gaming.

A actualização, que inclui mais de 500 melhoramentos à plataforma, será revelada durante um evento marcado para esta tarde, em Nova Iorque (EUA).

Nota da Redacção: Foi corrigido um erro na notícia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.